Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Quando é feito o pagamento do ITBI?

Comprei um lote financiado direto com a loteadora na cidade de São Paulo, assinei compromisso de compra e venda com clausula de irrevogabilidade e gostaria de saber se eu necessito pagar ITBI ou só pago no fim do pagamento completo do financiamento. Estou em dúvida porque é a primeira vez que faço compra de um imóvel em meu nome.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 3 anos

Quando é feito o pagamento do ITBI?

Comprei um lote financiado direto com a loteadora na cidade de São Paulo, assinei compromisso de compra e venda com clausula de irrevogabilidade e gostaria de saber se eu necessito pagar ITBI ou só pago no fim do pagamento completo do financiamento. Estou em dúvida porque é a primeira vez que faço compra de um imóvel em meu nome.

Respostas (10)

há 3 anos

Recentemente, o STF decidiu que o ITBI (também chamado de ISTI, em alguns municípios) deve ser pago apenas no momento de se registrar o imóvel. O banco exige que o contrato de financiamento seja registrado no cartório de registro de imóveis, então, neste momento, você deverá apresentar o comprovante de pagamento do ITBI para o cartório dar prosseguimento ao registro.

há 2 anos

Verifique no contrato que você assinou com a loteadora, quando vai ser lavrada a escritura pública de compra e venda, provavelmente quando da quitação do financiamento. É nesse ato que o recolhimento do ITBI é exigido para você ficar apto a levar a escritura publica a ao Cartório de Registro de Imóveis, para registrar a transferência da propriedade.

Compartilhe esta Pergunta