Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Renegociaram IPTU e não sabia, o que fazer?

Comprei minha casa em 2018 pela minha casa minha vida, chegou uma carta da justiça falando q estou devendo iptu de 2013. Pesquisei vi que a dívida foi renegociada com a prefeitura porém não sabia disso pois na documentação aprovou tudo pelo banco detalhe o terreno foi desmembrado em duas casas e só veio pra eu pagar. O devo fazer?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 3 anos

Renegociaram IPTU e não sabia, o que fazer?

Comprei minha casa em 2018 pela minha casa minha vida, chegou uma carta da justiça falando q estou devendo iptu de 2013. Pesquisei vi que a dívida foi renegociada com a prefeitura porém não sabia disso pois na documentação aprovou tudo pelo banco detalhe o terreno foi desmembrado em duas casas e só veio pra eu pagar. O devo fazer?

Respostas (8)

há 3 anos

O corretor que intermediou essa transação deveria ter tido o cuidado de verificar se constavam débitos do IPTU vez que esses débitos são de responsabilidade do imóvel (propter rem) e portando podem levar o imóvel a leilão. Te resta pagar os atrasados e ver no contrato com o vendedor se consta algo como o imóvel estar livre de ônus, podendo nesse caso, você entrar com ação regressiva contra o vendedor. E você pode denunciar corretor no CRECI porque pela lei 10406/02 artigo 723 o corretor pode responder por perdas e danos se não prestar todos os esclarecimentos sobre o negócio. O chato é que mesmo ganhando um processo se os réus não tiverem bens que suportem uma penhora você não receberá nada mas ainda assim terá que pagar o IPTU ou arrisca-se a ter o seu bem leiloado.
Usuário com plano ativo

há 3 anos

O IPTU é um imposto que incide diretamente sobre o imóvel ou seja mesmo havendo mudança de propriedade a dívida continua com o imóvel, não existe outra alternativa que não seja pagar a dívida e tentar cobrar da pessoa que tinha a posse na ocasião da tal cobrança.

Compartilhe esta Pergunta