Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Posso adquirir um imóvel que é da minha avó, moro com ela?

Boa tarde. Ja fiz uma pergunta por aqui mas esqueci de alguns detalhes que estão ocorrendo atualmente que podem ser um complicador para a venda e ou doação de um imóvel. Tenho mais de 40 anos e não saio de casa por vários problemas de saúde incluindo fobia social paranoias e fibromialgia e oficialmente pela justiça sou considerado incapaz. Minha avó tem quase 90 anos e nas ultimas semanas piorou muito de saúde, inclusive mental, com vários esquecimentos, confusões e frases desconexas etc. Segundo o médico oficialmente ela não tel alzheimer mas definitivamente não está mais normal Se fosse só isso 'tudo bem' eu naturalmente herdaria o imóvel, porémainda existe alguem que pode reivindicar ser herdeiro, outro neto dela filho de meu tio, meu tio e meu pai filhos dela ja assim, por eu ter vários problemas de saúde nenhuma renda e não ter onde morar, ela ainda poderia doar esta casa a mim? ou por estar com a mente perturbada isso ja não seria possível mesmo que o juiz visse que não há ma fé nisso? E eu sendo incapaz posso ter um imóvel em meu nome? nunca tive emprego fora de casa por causa das paranoias e fobia social e muito menos agora com fibromialgia e acima de 40 anos conseguiria trabalhar, alguem poderia me tomar essa casa ou ter de e desculpe se acharem repetição mas na primeira vez não detalhei tanto.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 3 anos

Posso adquirir um imóvel que é da minha avó, moro com ela?

Boa tarde. Ja fiz uma pergunta por aqui mas esqueci de alguns detalhes que estão ocorrendo atualmente que podem ser um complicador para a venda e ou doação de um imóvel. Tenho mais de 40 anos e não saio de casa por vários problemas de saúde incluindo fobia social paranoias e fibromialgia e oficialmente pela justiça sou considerado incapaz. Minha avó tem quase 90 anos e nas ultimas semanas piorou muito de saúde, inclusive mental, com vários esquecimentos, confusões e frases desconexas etc. Segundo o médico oficialmente ela não tel alzheimer mas definitivamente não está mais normal Se fosse só isso 'tudo bem' eu naturalmente herdaria o imóvel, porémainda existe alguem que pode reivindicar ser herdeiro, outro neto dela filho de meu tio, meu tio e meu pai filhos dela ja assim, por eu ter vários problemas de saúde nenhuma renda e não ter onde morar, ela ainda poderia doar esta casa a mim? ou por estar com a mente perturbada isso ja não seria possível mesmo que o juiz visse que não há ma fé nisso? E eu sendo incapaz posso ter um imóvel em meu nome? nunca tive emprego fora de casa por causa das paranoias e fobia social e muito menos agora com fibromialgia e acima de 40 anos conseguiria trabalhar, alguem poderia me tomar essa casa ou ter de e desculpe se acharem repetição mas na primeira vez não detalhei tanto.

Respostas (6)

há 3 anos

A sua condição física e mental não dá a você direitos sobre a herança. Os herdeiros necessários da sua avó são os filhos dela. E caso algum filho dela seja falecido os filhos desse falecido (os netos da sua avó) herdarão por representação. Então em princípio você só herda da sua avó se seu genitor (a) filho dela for falecido. Qualquer pessoa só pode dispor de 50% do seu patrimônio em favor de quem ela quiser, os outros 50% serão reservados aos herdeiros necessários. Isso se sua avó for lúcida e pelo que você coloca é bem capaz que algum herdeiro queira interdita-la ou ainda, questione essa doação. Sinto muito mas é isso.

há 3 anos

Olha,seu caso é com advogado , mas a princípio a sua vó que deve fazer o testamento dizendo para quem ela deixará a casa e ninguem no momento, ela poderá dizer a que deseja doar a você. Seu caso realmente é tratado com advogado. ,.

há 3 anos

Eu respondi a esta pergunta dias atrás. Sua avó não poderá doar a casa para você sem o aceite de seu primo, uma vez que ele é herdeiro igual a você. Como ela já está em idade avançada e doente não poderá responder por suas escolhas. Oriento a conversar com seu primo, explicar a situação e ver qual é a posição dele em relação a este bem, pois pode ser que ele aceite doar a você. Você já conversou com ele?

Compartilhe esta Pergunta