há 3 anos
Grupo WhatsApp p/ Corretores
Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.
Desconto itbi compra conjunta. Quais são as regras?
Pretendo comprar um imóvel com meu noivo, mas ele já possui um imóvel em seu nome. É possível conseguir os descontos de primeira compra em uma compra conjunta?
Usuário Imóvel Guide perguntou:
há 3 anos
Desconto itbi compra conjunta. Quais são as regras?
Pretendo comprar um imóvel com meu noivo, mas ele já possui um imóvel em seu nome. É possível conseguir os descontos de primeira compra em uma compra conjunta?
Respostas (9)
Não.
há 3 anos
Voce sim, seu noivo não. . . Portantro o Desconto será apenas de 50%, a não ser que esse imovel do seu noivo ele usou o beneficio a mais de 5 anos, nesse caso pode obter um desconto maior ou total. .
há 3 anos
OLHA ISTO DEPENDE DA CONDIÇÕES QUE ESTA OS PAGAMENTO DO SEU NOIVO, E TOMBEM DEPENDE DOS VALORES QUE AINDA RESTA NO NOME DO SEU NOIVO PARA QUE OS MONTANTI. NAÕ VENHA VIRA UMA BOLA DE NEVE NO CAUSO NÃO E ACONSELHAVEL.
há 3 anos
Oi Iara,
Respondendo sua pergunta, não!!
Não existe desconto de ITBI por compra conjunta, esse termo não existe. Entretanto, há outras formas de conseguir o desconto do ITBI, que inclusive uma você já sabe, quais sejam:
- Compra do Primeiro Imóvel, financiado pelo SFH - Sistema Financeiro de Habilitação;
- Compra de Imóveis pelo SFH - Sistema Financeiro de Habilitação;
- Programa Casa Verde e Amarela (antiga Minha Casa Minha Vida);
- Quando o imóvel adquirido fará parte do capital social da empresa;
- Transferência de direitos;
Então vocês conseguirão desconto no ITBI desse segundo imóvel caso faça via financiamento pelo SFH - Sistema Financeiro de Habilitação, ok? Não é apenas o primeiro que pode sofrer desconto. Lembre-se, mesmo com o financiamento há limites, então parte do valor terá desconto e o valor da diferença do financiamento será cobrado a alíquota inteira. Exemplo: Imóvel financiado pelo SFH: R$400.000,00
Digamos que o valor limite de desconto seja referente a R$100.000,00
Portanto dos R$100 mil você pagará 0,5% de imposto e nos R$300mil você pagará a alíquota cheia do seu município. Fui claro?
Respondendo sua pergunta, não!!
Não existe desconto de ITBI por compra conjunta, esse termo não existe. Entretanto, há outras formas de conseguir o desconto do ITBI, que inclusive uma você já sabe, quais sejam:
- Compra do Primeiro Imóvel, financiado pelo SFH - Sistema Financeiro de Habilitação;
- Compra de Imóveis pelo SFH - Sistema Financeiro de Habilitação;
- Programa Casa Verde e Amarela (antiga Minha Casa Minha Vida);
- Quando o imóvel adquirido fará parte do capital social da empresa;
- Transferência de direitos;
Então vocês conseguirão desconto no ITBI desse segundo imóvel caso faça via financiamento pelo SFH - Sistema Financeiro de Habilitação, ok? Não é apenas o primeiro que pode sofrer desconto. Lembre-se, mesmo com o financiamento há limites, então parte do valor terá desconto e o valor da diferença do financiamento será cobrado a alíquota inteira. Exemplo: Imóvel financiado pelo SFH: R$400.000,00
Digamos que o valor limite de desconto seja referente a R$100.000,00
Portanto dos R$100 mil você pagará 0,5% de imposto e nos R$300mil você pagará a alíquota cheia do seu município. Fui claro?
há 3 anos
Verifique as regras junto a prefeitura, se há desconto de ITBI para primeira aquisição. Geralmente não há para este tributo, apenas para os custos com cartório no registro de imóveis , se devidamente requeridos e não tiver imóvel no CPF do interessado. . .
há 3 anos
Neste caso não, pois ele também é comprador do imóvel e já obteve este desconto.
há 3 anos
Que nem um dos dois tem imóvel no nome.
há 3 anos
Os dois dividem o valor do ITBI.
há 2 anos
Sim o desconto apenas de um cliente que vai comprar a primeira vez.
Compartilhe esta Pergunta