há 2 anos
Grupo WhatsApp p/ Corretores
Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.
Como sei se o IPTU de um apartamento que estou comprando é barato ou caro?
Estou comprando um apartamento que vale R$ 400.000,00 e o IPTU dele esta R$ 134,00 por mês, achei um pouco caro, alguém consegue me explicar se existe um cálculo para saber se o IPTU esta caro?
Usuário Imóvel Guide perguntou:
há 2 anos
Como sei se o IPTU de um apartamento que estou comprando é barato ou caro?
Estou comprando um apartamento que vale R$ 400.000,00 e o IPTU dele esta R$ 134,00 por mês, achei um pouco caro, alguém consegue me explicar se existe um cálculo para saber se o IPTU esta caro?
Respostas (15)
Ola meu nome é Aieska de Oliveira e sou advogada imobilarista, esses valores sao estipulados pelo proprio municipio e levam em consideração valor venal, localização, tamanho etc. Espero ter ajudado.
há 2 anos
Pegue o valor venal do seu imóvel e multiplicar pela alíquota, que ó valor mais baixa é até 100 mil.
há 2 anos
O valor do IPTU varia a depender da região. No seu exemplo, 134 por mês, dá 1608 por ano, que é 0,4% do valor do imóvel. É preciso verificar outros imóveis da sua cidade e região e comparar se 0,4% está alto ou baixo.
há 2 anos
Aconselho você a verificar junto a prefeitura da cidade. Pois quem determina o valor do IPTU é o município.
há 2 anos
O Cálculo é pelo valor Venal e não pelo comercial, consulte a Prefeitura da sua cidade, para verificar a taxa aplicada.
há 2 anos
O IPTU é um imposto Municipal que incide sobre a propriedade Imobiliária ele é calculado Com base no valor venal do imóvel que é o preço da propriedade estabelecido pelo poder público. Sobre ele é realizada a aplicação da alíquota descontos e acréscimos definidos pelos municípios para calcular o IPTU, é necessário multiplicar o valor venal do imóvel pela helicóptero definida pelo Município o valor venal é calculado Com base no total de metros quadrados construídos que a sua casa possui e quanto custa em média um metro quadrado da sua região não há uma fórmula universal para saber se o IPTU Está caro ou barato pois isso depende do valor venal do imóvel e dá-lhe conta aplicada pelo Município. No entanto uma conta que pode ser feita para ter uma ideia é multiplicar o valor do imóvel por 0,4% e comparar com o valor do IPTU cobrado se o valor do IPTU for superior a 0,4% do valor do imóvel pode ser considerado caro.
há 2 anos
Apenas comparando por imóveis similares. Você até pode solicitar revisão na prefeitura, mas não costuma ser fácil.
há 2 anos
VALOR VENAL NA SECRETARIA DE TRIBUTAÇÃO, MOSTRA O VALOR DO IMOVEL. E VER O CALCULO.
há 2 anos
Basta pegar o valor venal do seu imóvel e multiplicar pela alíquota.
há 2 anos
Barato.
Compartilhe esta Pergunta