Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Como transferir o IPTU para o meu nome e consultar se possui débitos?

Eu e minha irmã compramos um lote na cidade para dividirmos em dois meio lote, e o lote está 50% no nome do antigo dono e 50% no nome da esposa, o antigo dono faleceu, e não encontro a esposa, paguei alguns IPTUs atrasado (com 5, 4 e 3 anos de atraso) e o restante dos débitos mais recentes sumiu, não consigo mas ver pois diz q não tem débitos, como faço para ter certeza de que não tem débitos e como faço para passar para o meu nome o iptu? O imóvel já está registrado em cartório como nossos, já temos água em meu nome e luz em meu nome da minha irmã e outro meu. A água a minha irmã não consegue pedi, pq no itpu consta como sendo somente 1 lote, 1 inscrição. O que devo fazer? SOS.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 3 anos

Como transferir o IPTU para o meu nome e consultar se possui débitos?

Eu e minha irmã compramos um lote na cidade para dividirmos em dois meio lote, e o lote está 50% no nome do antigo dono e 50% no nome da esposa, o antigo dono faleceu, e não encontro a esposa, paguei alguns IPTUs atrasado (com 5, 4 e 3 anos de atraso) e o restante dos débitos mais recentes sumiu, não consigo mas ver pois diz q não tem débitos, como faço para ter certeza de que não tem débitos e como faço para passar para o meu nome o iptu? O imóvel já está registrado em cartório como nossos, já temos água em meu nome e luz em meu nome da minha irmã e outro meu. A água a minha irmã não consegue pedi, pq no itpu consta como sendo somente 1 lote, 1 inscrição. O que devo fazer? SOS.

Respostas (9)

há 3 anos

Se já esta registrado em seu nome vc é a proprietária portanto com cópia da escritura/matricula é pedir a divisão do lote em duas partes iguais ou seja 50% para cada, mas tbm depende muito de como foi aprovado e registrado o loteamento/condomínio(se for como lotes individuais e não dividíveis e estar em convenção não pode não).

há 3 anos

Se os lotes já foram desmembrados no cartório de imóveis e estão com matriculas separadas leve esses documentos na prefeitura e solicite o desmembramento e sequencial do imóvel para cada um dos lotes Leve todos os documentos comprobatórios para que verifiquem e analisem.

há 2 anos

Parra saber se existe débito de IPTU, você pode solicitar uma Certidão Negativa de Débitos junto a Secretaria de Finanças da Prefeitura. Resolvida essa questão, você deve verificar se a Construção das casas foi feita de forma regular. Se estiver ok. Você vai iniciar o processo de desdobro do lote, pois como você disse só existe 1 lote. Ao mesmo tempo solicite uma Certidão atualizada da matricula, provavelmente nessa matricula vai constar um só lote, e a indicação que 50% do lote pertence a uma pessoa e 50% a outra. Isso não está errado. Quando encerrar o processo de desdobro, o mesmo deverá ser levado ao Registro de Imóvel para que ocorra a da Matricula. CAda lote receberá uma nova Matricula ( Você terá uma matricula em seu nome e sua irmã terá uma matricula em nome dela).

Compartilhe esta Pergunta