Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Como faço para colocar o iptu no meu nome?

Referente a um terreno com um móvel deixado pelo meu pai em herança. Foi feita a partilha entre os herdeiros: minha mãe, eu e minha irmã. Minha mãe vendeu a metade do terreno correspondente à parte dela. A outra metade pertence a mim e a minha irmã. O iptu ainda está em nome da minha mãe.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 3 anos

Como faço para colocar o iptu no meu nome?

Referente a um terreno com um móvel deixado pelo meu pai em herança. Foi feita a partilha entre os herdeiros: minha mãe, eu e minha irmã. Minha mãe vendeu a metade do terreno correspondente à parte dela. A outra metade pertence a mim e a minha irmã. O iptu ainda está em nome da minha mãe.

Respostas (7)

há 3 anos

Para que se proceda a alteração no nome do contribuinte do IPTU, é necessário que você vá à Secretaria de Finanças do seu município munido do formulário próprio, inscrição Imobiliária preenchido, das cópias de seus documentos pessoais, cópia do espelho da cartela do IPTU do imóvel, cópia da matrícula do registro do imóvel atualizada.

há 3 anos

Apresentem o formal de partilha à prefeitura. Comprovando-se que esse imóvel pertence a você e à sua irmã nenhuma dificuldade em passar o IPTU para o nome de um de vocês; lembrando que eventual falta de pagamento do IPTU leva ambos os compossuidores à perda do imóvel.

há 2 anos

Essa questão merece algumas considerações. A divisão de um terreno para ser vendido deve passar por um processo na Prefeitura que é denominado desdobro. Gerando dois lotes menores que recebem novos números de identificação no cadastro da prefeitura, a esse numero se da o nome de código de lançamento, que é utilizado para lançamento do IPTU. Assim você precisa verificar se o IPTU que está lançado em nome da sua mãe se refere ao todo, ou a parte que foi vendida. Caso se refira ao todo, temos que o desdobro não foi realizado indicando também que, possívelmente, a venda efetuada pela sua mãe ainda não tenha sido escriturada. Nesse caso você deve procurar a Prefeitura e regularizar essa situação do desdobro para depois procurar o Cartório de Registro para regularizar a averbação do desdobro. Nesse ato o Cartório vai fazer a da matricula dos lotes, um em nome da sua mãe, e o outro em seu nome e no dia da sua irmã. Ato continuo você vai procurar o comprador do lote da sua mão para regularizar a situação da escritura e a competente averbação. Feito isso tanto você quanto o novo proprietário deves solicitar à Secretaria de Finanças do município a troca de titularidade no cadastro do IPTU, apresentando uma copia da atualizada da Matricula.

Compartilhe esta Pergunta