Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Posso passar iptu pro meu nome?

Sou casada mais tou separada a 20 anos a casa que moro e no nome do meu esposo eu pago o IPTU passo passar pro meu nome.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 3 anos

Posso passar iptu pro meu nome?

Sou casada mais tou separada a 20 anos a casa que moro e no nome do meu esposo eu pago o IPTU passo passar pro meu nome.

Respostas (7)

há 3 anos

Você pode passar se:

1. Vocês são casados com regime de separação de bens, caso contrário primeiro precisam fazer o divórcio e a casa entrará no processo de bens

2. Você sendo solteira, já divorciada ou casada em separação, pode transferir a casa pro seu nome se não estiver financiada e se a casa estiver averbada na matricula do terreno (caso contrário você pode pedir o terreno e a casa não se inclui legalmente na transferência ou pode dar entrada no processo de averbação da casa na matrícula, que inclui na contratação de um engenheiro e o investimento de valores pra "legalização" da casa;

3. Com tudo alinhado, ele precisa assinar a transferência. Haverá custas dr cartório e regustro e quem paga é você.

há 3 anos

Para que seja feita alteração do nome do contribuinte do IPTU é necessário que você vá à Secretaria de Finanças levando o formulário próprio da inscrição Imobiliária preenchido das cópias de seus documentos pessoais cópia do espelho da cartela do IPTU do imóvel cópia da matrícula do registro do imóvel atualizada.

há 3 anos

Importante observar que são duas questões importantes:

- IPTU um simples documento que comprova a contribuição
- Matricula do Imóvel : Só e dono quem Registra. Passar pro nome de alguém?

- IPTU, deve procurar a secretária de finanças ou central de atendimento ao público da prefeitura onde se localiza o imóvel
- Matricula do imóvel: a propriedade é apenas e somente apenas aquele que consta na Matricula do imóvel ( você pode solicitar uma matricula atualizada direto no CRI - cartório de registro de imóvel da região).

Compartilhe esta Pergunta