há 4 anos
Grupo WhatsApp p/ Corretores
Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.
A imobiliária pode cobrar 20% de comissão pelo contrato?
Tenho um apartamento MOBILIADO alugado com contrato ANUAL. A imobiliária que está administrando o apartamento cobra 20% bruto ( aluguel + condomínio) do valor do aluguel, pois diz que o CRECI - Fortaleza permite por lei esse valor, visto que o apartamento é mobiliado. Não temos contrato com a imobiliária, mas estou me sentindo enganada. Todos os corretores aqui dizem que contrato anual é 10%.
Usuário Imóvel Guide perguntou:
há 4 anos
A imobiliária pode cobrar 20% de comissão pelo contrato?
Tenho um apartamento MOBILIADO alugado com contrato ANUAL. A imobiliária que está administrando o apartamento cobra 20% bruto ( aluguel + condomínio) do valor do aluguel, pois diz que o CRECI - Fortaleza permite por lei esse valor, visto que o apartamento é mobiliado. Não temos contrato com a imobiliária, mas estou me sentindo enganada. Todos os corretores aqui dizem que contrato anual é 10%.
Respostas (7)
Dependendo do contrato pode ser 20%, comercialmente são 10% para administrar, mas se tem no contrato e foi acordado , só bom senso resolverá.
há 4 anos
Normalmente é cobrado 10%.
há 4 anos
Verifique com o CRECI do seu Estado que medida pode ser adotada para o caso prático.
há 4 anos
Normalmente são 10% , depende no que foi acordado em contrato.
há 4 anos
Não existe mais tabela de preços do CRECI. Cada imobiliária e corretor cobram o quanto quiserem.
há 4 anos
Pode sim.
há 4 anos
A cobrança pode ser sempre baseado no valor do aluguel não podemos incluir o valor de encargos como o do condomínio.
Compartilhe esta Pergunta