Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

o que eu devo nessa situação ?

aluguei um apartamento há três meses , essa semana a corretora me mandou uma mensagem dizendo que o proprietário vai vender o imóvel , e que eu vou ter que trocar de apartamento . a imobiliária pode fazer isso ? ela não me informou no ato da contratação que o imóvel estava a venda . ela alegou que um familiar do proprietário está doente e ele precisa do dinheiro para ajudar no tratamento do parente . mais ela não tinha que ter avisado isso antes de firmar o contato comigo ? a mesma disse que vai me pagar o carreto pra troca . de imóvel , mais que eu tenho que esperar o proprietário realmente vender o imóvel

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 2 anos

O que eu devo nessa situação ?

Aluguei um apartamento há três meses , essa semana a corretora me mandou uma mensagem dizendo que o proprietário vai vender o imóvel , e que eu vou ter que trocar de apartamento . a imobiliária pode fazer isso ? ela não me informou no ato da contratação que o imóvel estava a venda . ela alegou que um familiar do proprietário está doente e ele precisa do dinheiro para ajudar no tratamento do parente . mais ela não tinha que ter avisado isso antes de firmar o contato comigo ? a mesma disse que vai me pagar o carreto pra troca . de imóvel , mais que eu tenho que esperar o proprietário realmente vender o imóvel

Respostas (5)

há 1 ano

Se na data da locação esse imóvel não estava a venda, não tinha como a corretora ter a informação. Legalmente se o imóvel foi colocado a venda, o direito de preferência é do inquilino, ela precisa te notificar formalmente, inclusive informando o valor da venda, e você tem até 30 dias para se manifestar se tem ou não interesse em comprar o imóvel.

há 1 ano

Infelizmente o proprietário tem o direito de vender porém, você como inquilina tem direito a preferência na aquisição, e caso não tenha interesse precisará assinar uma declaração. Quanto a corretora, imobiliária precisaria verificar se realmente tinha conhecimento anterior dessa intenção de venda mas, independente, disso, como é uma necessidade do proprietário em vender, ele tem esse direito mas, para isso precisa também verificar os seus direitos baseados na Lei do Inquilinato, pagando a multa por reincidir o contrato antes do tempo, prazo para se realocar etc.

há 1 ano

O proprietário Pode pôr o imóvel à venda sim, sem problemas, porém a prioridade de compra deve ser oferecida ao inquilino, por escrito, caso inquilino não se manifesta positivamente para compra, já estará avisado de que deverá desocupar o imóvel no prazo após a realização da venda. Doença não tem data marcada.

há 1 ano

Primeiro você tem o direito de preferência na conta do imóvel ou seja o proprietário é obrigado a te oferecer imóvel antes de oferecer a outra pessoa. E pelo que você contou parece que a imobiliária Não seguiu o procedimento correto ao vender o imóvel alugado além do inquilinato garante a você o direito de preferência na compra do imóvel mesmo que você tenha ligado apenas a três meses isso significa que o proprietário deveria ter oferecido imóvel antes de vendê-lo para outra pessoa e você teria o direito de comprá-lo nas vezes as condições que foram oferecidas ao comprador. Tente negociar com Imobiliária uma solução para a situação como a prorrogação do prazo aluguel para que você tenha mais tempo para encontrar outro imóvel ou uma compensação financeira pelos custos da mudança. Guarde todos os comprovantes de contrato com a imobiliária com meu e-mails mensagens e registro de ligações anote os nomes dos funcionários com que você conversou e as datas das conversas.

Compartilhe esta Pergunta