há 3 anos
Grupo WhatsApp p/ Corretores
Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.
O banco pode alterar o valor do financiamento?
O banco havia me liberado 256 mil para compra de um apê.. Eu já fiz o pagamento do sinal(entrada) direto na conta do proprietário.. E hoje a assessoria me chamou para assinar alguns papéis e me informou que a caixa voltou atrás e diminuiu o valor financiado para 240 mil. Isso pode acontecer? Oque devo fazer? Me programei pra esse valor não consigo pagar a diferença.
Usuário Imóvel Guide perguntou:
há 3 anos
O banco pode alterar o valor do financiamento?
O banco havia me liberado 256 mil para compra de um apê.. Eu já fiz o pagamento do sinal(entrada) direto na conta do proprietário.. E hoje a assessoria me chamou para assinar alguns papéis e me informou que a caixa voltou atrás e diminuiu o valor financiado para 240 mil. Isso pode acontecer? Oque devo fazer? Me programei pra esse valor não consigo pagar a diferença.
Respostas (7)
Você poderá ver outra forma de conseguir essa diferença, venda de carro, ou crédito pessoal. . .
há 3 anos
A Caixa dificilmente comete esse engano, alguém errou nos cálculos ou avaliação no meio do caminho, ou o banco fêz uma pré análise e posteriormente na análise definitiva constatou algum problema que culminou em um crédito menor.
há 3 anos
Análise pré-aprovada de crédito não é definitiva, porque depende do valor de avaliação do imóvel e demais documentos apresentados por você. Se entre uma e outra seu perfil alterar, mudam os valores. Não se fecha negócio sem cláusula condicional.
há 3 anos
No caso como você necessita de financiamento junto ao banco e o seu financiamento foi negado no valor pretendido, você legalmente terá o direito a receber o valor deixado de sinal de negócio sem prejuízos. A aprovação do financiamento era a condição de compra. Caso tenha dificuldades, pode entrar no tribunal de pequenas causas (Causas especiais).
há 3 anos
Acredito que você não tenha sido acompanhado por um corretor, mas pode ser que ao verificar os 256mil se tratava apenas de uma simulação, porém após a análise de riscos houve um condicionamento. Outra situação é de que você aprovou 256mil mas durante o tempo até a conformidade você contraiu alguma dívida, fimamciamento ou fez alguma compra grande em cartão e condicionou o crédito. Assim a caixa mudou a proposta antes de assinar (na fase da conformidade)
Mas de qualquer forma não é irreversível. Basta você verificar o motivo (como provável comprometimento financeiro) e resolver. Em 30 dias já pode refazer a análise de crédito pra obter o crédito total
Uma outra hipótese é a avaliação do imóvel: caso durante a conformidade o imóvel tenha sido avaliado abaixo do preço pretendido, a quota máxima do financiamento muda e isso baixa o valor financiado. Neste caso existe como contestar. Um corretor envia una lista de imóveis parecidos com precos iguais ou maiores provando o valor praticável em mercado e o imóvel pode ser aceito. Caso não, então pode-se cancelar o processo e começar novo, afim de pegar outro engenheiro (a) no lugar que possa aceitar o imóvel (a seu gosto).
Mas de qualquer forma não é irreversível. Basta você verificar o motivo (como provável comprometimento financeiro) e resolver. Em 30 dias já pode refazer a análise de crédito pra obter o crédito total
Uma outra hipótese é a avaliação do imóvel: caso durante a conformidade o imóvel tenha sido avaliado abaixo do preço pretendido, a quota máxima do financiamento muda e isso baixa o valor financiado. Neste caso existe como contestar. Um corretor envia una lista de imóveis parecidos com precos iguais ou maiores provando o valor praticável em mercado e o imóvel pode ser aceito. Caso não, então pode-se cancelar o processo e começar novo, afim de pegar outro engenheiro (a) no lugar que possa aceitar o imóvel (a seu gosto).
há 3 anos
Sim, pode, a final é dona do dinheiro. Pode financiar a diferença com o proprietário.
há 2 anos
Em principio sim. NecessÁrio esclarecer alguns pontos. O resultado de simulação não garante que o valor indicado será liberado, e sim até que valor o banco pode liberar. O valor final a ser liberado depende do valor de avaliação do imóvel. Por exemplo no simulado. Para um imóvel de R$320.000,00 a indicação seria de uma entrada de R$64.000,00 e um financiamento de R$256.000,00. Mas se na avaliação do imóvel o mesmo for avaliado por R$300.000,00 a CAIXA SÓ VAI LIBERAR EFETIVAMENTE, R$240.000,00. Por critério a CAIXA libera até 80% do menor valor, apurado entre o valor de venda e o valor de avaliação. Assim, podemos entender que a CAIXA não "voltou atrás" mas sim enquadrou o financiamento aos seus critério. O que deve ter ocorrido é um desencontro de informações. , que acarretou esse problema. Uma solução para esse impasse seria você propor ao vendedor um parcelamento direto com ele, dessa diferença. E assinarem o contrato nos valores apresentados pela CAIXA. Isso poderia ser feito você assinando uma "CONFISSÃO DE DIVIDA" no extrato valaor da diferença.
Compartilhe esta Pergunta