Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Garantias referente ao pagamento do imóvel, como funciona?

Estou negociando um imóvel onde o valor é de 120 mil, a imobiliária quer que eu quite o saldo de financiamento que está em torno de 87 mil, para depois seguir com os trâmites. É correto eu pagar um valor tão alto sem nenhuma garantia ? Pq o valor que o proprietário pagou quando comprou na planta foi de 140 mil, está vendendo abaixo do valor pago. É isso me gerou dúvida, medo.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 3 anos

Garantias referente ao pagamento do imóvel, como funciona?

Estou negociando um imóvel onde o valor é de 120 mil, a imobiliária quer que eu quite o saldo de financiamento que está em torno de 87 mil, para depois seguir com os trâmites. É correto eu pagar um valor tão alto sem nenhuma garantia ? Pq o valor que o proprietário pagou quando comprou na planta foi de 140 mil, está vendendo abaixo do valor pago. É isso me gerou dúvida, medo.

Respostas (8)

há 3 anos

Olá, tudo bem? Precisa formalizar através da assinatura da promessa de compra e venda, onde constará todos os trâmites a serem seguidos pelas partes, bem como multas em caso impedimentos de prosseguir com o negócio (por exemplo, certidões com apontamento que justifiquem a rescisão) ou desistência sem motivo justificável de ambas as partes. Normalmente se faz a minuta de promessa de compra e venda, com o sinal para criar o comprometimento entre as partes, depois solicita-se as certidões, estando tudo ok, aí sim pode emitir o boleto de saldo devedor e quitá-lo no mesmo dia em que se assina a escritura.

há 3 anos

Se você estivesse comprando por financiamento bancário os próprios bancos envolvidos nos financiamentos se encarregariam dos trâmites burocráticos, isso é mera rotina. Como você está comprando à vista a única forma é o vendedor quitar o saldo devedor e nesse caso não é incomum que o comprador adiante esse valor. Se você resolver seguir com o negócio tenha dois cuidados: contrato consistente de compromisso de compra e venda e você faça a quitação do boleto. Existe algum risco? Sim, se nesse meio tempo alguém morrer talvez seja preciso recorrer à justiça para finalizar o negócio. Outros cuidados como tirar as certidões de praxe (distribuição cível, falência e trabalhista são essenciais, principalmente numa venda de valor baixo,.

Compartilhe esta Pergunta