Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Como contabilizar financiamento de imóvel?

Preciso contabilizar meu financiamento imobiliário, alguém tem ideia de como eu possa fazer isso...

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 2 anos

Como contabilizar financiamento de imóvel?

Preciso contabilizar meu financiamento imobiliário, alguém tem ideia de como eu possa fazer isso. . .

Respostas (9)

há 2 anos

Quem compra um imóvel financiado não deve informar na ficha Dividas e Onus Reais, o valor do financiamento, nem na ficha Pagamentos Efetuados as parcelas pagas, o preenchimento deve ser, apenas, na ficha Bens e Direitos e pelo valor pago em cada ano.

há 2 anos

Se for na declaração de imposto de renda é no campo de "Bens de Direito será lançado os dados do imóvel e todos os valores pagos dentro do ano (sinal, FGTS e parcelas) - Se foi utilizado FGTS tem que lançar a entrada desse valor na parte de "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis).

há 2 anos

Registro do empréstimo no passivo: Caso você esteja recebendo o empréstimo para financiar quando do imóvel você deve registrar o valor total do empréstimo como uma dívida do passivo da empresa ou do seu patrimônio pessoal dependendo do caso. Registro dos pagamentos das parcelas:. A medida que você efetuar os pagamentos das parcelas do financiamento você deverá contabilizar o pagamento da seguinte forma debitam o valor pago na conta de despesas financeiras juros ou custos de aquisição de imóvel amortização do principal e creditar a conta da Caixa ou bancos pela mesma quantia. Registro do Juros e correção monetária. É importante separar os valores pagos referente aos juros e a amortização do principal do financiamento o juros devem ser contabilizados como despesas financeiras enquanto a parte referente a amortização do principal deve ser contabilizada como uma redução da dívida no passivo. Registro da valorização do imóvel:. Caso seu imóvel seja valorizado ao longo do tempo você também pode registrar essa valorização como um ativo no balanço da empresa ou do seu patrimônio pessoal dependendo da situação.

Compartilhe esta Pergunta