portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

5

Contrato não renovado tem que desocupar em 30 dias.

há 9 meses

3

Imoveisnodestaque

imóvel guide usuário

Elisabete.

Perguntador

há 9 meses

O que fazer em caso de despejo da casa e não renovação de contrato?

olá . minha mãe tem um contrato de arrendamento feito anual desde o ano de 2004 , a senhoria quiz aumentar a renda para 70 euros o que não cobramos , enviou uma carta que não quer renovar o contrato , pelo que me foi informado antigamente não era obrigatório registar as casas mas pelo que me constou a senhoria não tem a casa registada , mas em 2015 saiu uma lei que era obrigatório fazer o registo das casas independentemente da idade dos senhorios . como funciona o contrato nesta situação sem nunca ter assinado outro contrato para além do que foi feito em 2004 , a senhoria pode fazer o que está a fazer ?

Respostas (5)

Corretor de imóveis

Imoveisnodestaque

Corretor de imóveis

Respostas: 19.054

há 9 meses

Contrato não renovado tem que desocupar em 30 dias.

Corretor de imóveis

Alvim Leste Imóveis

Medalha de bronze

Imobiliária

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 18.593

há 9 meses

Primeiro ponto a ser esclarecido: a lei da locação, que data de 1991, proíbe reajuste por variação cambial, moeda estrangeira e salário mínimo então se o imóvel está realmente no Brasil não tem como reajuste por Euro. Contratos de locação residêncial findos e não renovados passam ao prazo indeterminado, de forma que qualquer das partes pode reincidi-lo dando à outra parte aviso prévio de 30 dias. Desconheço a lei citada, de qualquer forma se você está em usucapião no caso da sua mãe não é cabível porque ela ocupa o imóvel como locatária e não ânimo de dono então não vejo opção legal a não ser a desocupação do imóvel. Boa sorte.

Corretor de imóveis

Domingos Leite Imóveis Ltda

Imobiliária

Respostas: 97

há 9 meses

Infelizmente não tenho como responder nesse momento.

Corretor de imóveis

Cristina

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 545

há 9 meses

O corretor seria contratar um advogado da área tributária para conseguir esta concialiação através da analise de documentos.

Corretor de imóveis

Franklin Willyson

Medalha de bronze Medalha de prata

Corretor de imóveis

Nível: 3 - Master

Respostas: 469

há 9 meses

A legislação sobre o assunto aqui no Brasil é diferente, o ideal seria você contratar um corretor ou contador local.

Faça uma nova pergunta: