portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

10

Se o seu contrato é de 30 meses você simplesmente não saia do imóvel. A lei da locação é muito clara em seu artigo 4º onde está determinado que durante o prazo estipulado para a locação o locador não retoma o imóvel locado. Você está plenamente coberta se disser à locadora que para você não interessa sair agora.

há 1 ano

46

Alvim Leste Imóveis

imóvel guide usuário

Teresa Cristina Barreto

Perguntador

há 1 ano

Quando um inquilino tem direito a indenização?

Estou no imóvel locado a partir de 20/02/2022. Nunca atrasei o aluguel e pago todas as contas de consumo em dia. Pago o aluguel adiantado, ou seja, mes a vencer. Meu contrato ê de 30 meses e estou no imóvel há 9 meses. Ontem a proprietária pediu que eu desocupasse o imóvel em 30 dias. Paguei o aluguel ontem referente ao periodo de 20/09 a 20/10/2022. Tenho direito a receber a multa rescisória né? Não existe motivo nenhum para ela pedir o imóvel e tampouco deixei de cumprir todas as clausulas do contrato. O motivo real foi uma discussão pessoal da minha filha com ela. Gostaria de um retorno pois tive gastos para efetuar a mudança e despesas com antena de tv, cabeamento de internet, montador de móveis e etc. Quem paga esse prejuizo há que não dei origem para essa rescisão ta O antecipadamente do contrato. No águardo de instrucoes, agradeço.

Respostas (10)

Corretor de imóveis

Alvim Leste Imóveis

Medalha de bronze

Imobiliária

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 18.597

há 1 ano

Se o seu contrato é de 30 meses você simplesmente não saia do imóvel. A lei da locação é muito clara em seu artigo 4º onde está determinado que durante o prazo estipulado para a locação o locador não retoma o imóvel locado. Você está plenamente coberta se disser à locadora que para você não interessa sair agora.

Corretor de imóveis

Frederico Oellers Neto

Corretor de imóveis

Respostas: 108

há 1 ano

Multa por rescisão deve estar prevista em contrato.

Corretor de imóveis

Gilmar Gomes

Medalha de bronze Medalha de prata

Corretor de imóveis

Nível: 3 - Master

Respostas: 335

há 1 ano

Todo contrato de locação tem um prazo geralmente e de 12 meses para que dentro deste prazo alguém desistir pague multa , passou disso tanto inquilino como o proprietário podem quebrar o contrato sem multa.

Corretor de imóveis

Lima Broker

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 815

há 1 ano

Ela pode pedir o imóvel desocupado e pagar a multa estipulado em contrato.

Corretor de imóveis

R&l Imóveis

Imobiliária

Respostas: 141

há 1 ano

Tem sim a multa é pra ambos. Ela tem que pagar a quebra de contrato.

Corretor de imóveis

Meu Teto S P

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro

Imobiliária

Nível: 4 - Experiente

Respostas: 9.070

há 1 ano

Vide artigo 4ª da 8245/91 , locador deve respeitar o prazo do contrato e só pode pedir no final dos 30 meses na denuncia vazia ou se o inquilino gerar quebra de contrato, exemplo atrasar o pagamento, gerar problemas com vizinhança , danificar o imóvel, a "lei" entre vocês é o contrato de locação e as cláusulas ali existentes desde não sejam ilícitas.

Corretor de imóveis

Macsoel

Corretor de imóveis

Respostas: 530

há 1 ano

Quando o proprietário deixa de cumprir qualquer das cláusulas contratuais.

Corretor de imóveis

Fabio Hohmam

Corretor de imóveis

Respostas: 221

há 1 ano

Acredito que vocẽ ja respondeu a pergunta, quando fala na existência do contrato de locação. Acredito que o mesmo está registrado em cartório, com as assinaturas de localdor e locatário reconhecidas. Devem existir regras no contrato que protegem ambos os lados.

Corretor de imóveis

Tayse Pires Da Rosa

Corretor de imóveis

Respostas: 82

há 1 ano

Qualquer pessoa que quebrar o contrato poderá estar sujeito a multa desde que isso esteja previsto no contrato, portanto se o contrato estipula um tempo de 30 meses e o proprietário não seguiu com o mesmo, ele pode estar sim sujeito a penalidades.

Corretor de imóveis

Imoveisnodestaque

Corretor de imóveis

Respostas: 19.054

há 8 meses

Pelas benfeitorias úteis e necessária.

Faça uma nova pergunta: