portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

3

Apresentar documentação comprovando a doação.

há 1 ano

41

Marcus Vinicius Rodrigues Lemos

imóvel guide usuário

Felipe Zed

Perguntador

há 2 anos

Como declarar um imóvel recebido por doação?

Bom dia! Recebi a doação de 1/3 de um imóvel em SP em 2006. As outras partes estão doadas para minha mãe e meu irmão. Desde então estamos declarando cada um o seu 1/3 em seu respectivo imposto de renda. Agora estou colocando esse imóvel a venda, e meu irmão e minha mãe concordam que eu fique com todo o dinheiro da venda do mesmo. Irei comprar outro imóvel, que ficará apenas em meu nome, nos próximos 180 dias. Nessa situação, é possível se aproveitar da lei que isenta o imposto de ganho de capital? Ou será necessário realizar alguma alteração na documentação antes, com ou sem custo, para que essa operação seja não seja possível responder a minha dúvida, qual profissional é o mais indicado para analisar essa desde já.

Respostas (3)

Corretor de imóveis sem foto

Marcus Vinicius Rodrigues Lemos

Advogado(a)

Respostas: 8

há 1 ano

Apresentar documentação comprovando a doação.

Corretor de imóveis

Michely Ferreira Maciel Storti

Advogado(a)

Respostas: 30

há 1 ano

Deverá constar a discriminação do doador na declaração para que as informações sejam compatibilizar as e processadas pela Receita Federal.

Corretor de imóveis

Raul Ferrari

Advogado(a)

Respostas: 89

há 1 ano

É um pouco difícil de entender com poucas informações, mas me parece que primeiro será necessário o pagamento dos impostos referentes à venda do seu imóvel, que, via de regra, são pagos pelo comprador, e em seguida a doação à você do capital recebido por sua mãe e irmão, que vai na declaração de imposto de renda deles e seu. Não sei a qual lei de isenção você se refere, mas de qualquer forma sugiro contratar os serviços de um contador para lhe auxiliar no planejamento tributário. Não é caro, e à longo prazo irá lhe beneficiar bastante.

Faça uma nova pergunta: