portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

1

Nesse caso, na DIRPF 2011, referente ao ano 2010, o contribuinte deverá informar, no campo "DISCRIMANAÇÃO", que os outros 50% do imóvel foram adquiridos mediante doação do seu pai, e mencionar o nome e o CPF dele. E assim, deverá retificar todas as demais DIRPFs, até o ano da venda.

há 1 ano

17

Francisco De Aguiar Ribeiro

imóvel guide usuário

Caroline

Perguntador

há 1 ano

Como declarar imóvel no nome de 2 pessoas sendo apenas uma pagante?

Comprei um apartamento em 2010 e meu pai entrou para compor renda na contratação do financiamento. As parcelas e demais despesas sempre foram pagas por mim. Ele nunca declarou imóvel. PorÉm em 2022 vendi o aparamento e não sabemos como retificar as declarações anteriores nem como calcular o imposto sobre o lucro. Teríamos que retificar as declarações incluindo as porcentagens no financiamento ou o que efetivamente cada um pagou (no caso meu pai pagou 0)? Ou seria 50% pra cada? Pretendo usar o valor recebido com a venda para comprar outro imóvel nos próximos 180 dias (agora só em meu nome). Nesse caso a isenção será para todo o valor ou apenas para a minha parcela (definida no finaciamento ou 50%?), ja que o novo imóvel não sera adquirido em conjunto com meu pai?

Respostas (1)

Corretor de imóveis

Francisco De Aguiar Ribeiro

Contador

Respostas: 48

há 1 ano

Nesse caso, na DIRPF 2011, referente ao ano 2010, o contribuinte deverá informar, no campo "DISCRIMANAÇÃO", que os outros 50% do imóvel foram adquiridos mediante doação do seu pai, e mencionar o nome e o CPF dele. E assim, deverá retificar todas as demais DIRPFs, até o ano da venda.

Faça uma nova pergunta: