há 1 ano
Grupo WhatsApp p/ Corretores
Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.
Árvore na divisa do terreno, quem é o dono?
eu adiquiri um lote para pagar parcelado , no ato da compra no disseram que eu teria que medir pra saber si a árvore estava dentro ou fora do meu lote , mas como as estacas não estavam no lugar não dava pra saber ao certo , agora que eu vizinho fez as marcações , vi que a árvore está bem em cima da minha divisa , minha pergunta é si é minha ou de quem vendeu pra mim ( não é quitado , pago as parcelas mensais )
Usuário Imóvel Guide perguntou:
há 2 anos
Árvore na divisa do terreno, quem é o dono?
Eu adiquiri um lote para pagar parcelado , no ato da compra no disseram que eu teria que medir pra saber si a árvore estava dentro ou fora do meu lote , mas como as estacas não estavam no lugar não dava pra saber ao certo , agora que eu vizinho fez as marcações , vi que a árvore está bem em cima da minha divisa , minha pergunta é si é minha ou de quem vendeu pra mim ( não é quitado , pago as parcelas mensais )
Respostas (6)
Sim.
há 1 ano
A questão da propriedade de uma árvore na divisa de um terreno é definida pelo Código Civil. Segundo o artigo 1.282,a árvore cujo tronco está na linha divisória presume-se pertencer em comum aos donos dos prédios confinantes. Em resumo: * Tronco na divisa: A árvore pertence aos dois proprietários. * Raízes e ramos invadindo: O proprietário do terreno invadido pode podá-los até o limite vertical da divisa. Importante: Para situações mais complexas ou específicas, consulte um advogado. Outras informações úteis: * Código Civil: Artigos 1.282 e 1.283 tratam especificamente sobre árvores limítrofes. * Conflitos: Desentendimentos sobre árvores na divisa podem gerar conflitos entre vizinhos. A comunicação e o diálogo são sempre importantes para resolver essas questões.
há 1 ano
Como está bem na divisa vocês tem que entrar em um consenso há não ser que tenha provas de quem plantou a árvore.
há 1 ano
Se o tronco da árvore tiver bem na divisa, é dos dois em comum, os dois donos do terreno.
há 1 ano
Todo bem na divisa pertence ao proprietário do imóvel que ela está locada. Como é posseiro e não proprietário, não te pertence.
há 1 ano
Se a pessoa vendeu, não é mais dela. Só se não pagar o saldo devedor, então pode voltar para ela.
Compartilhe esta Pergunta