portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

8

É uma situação atípica, onde requer uma negociação entre as partes!

há 1 ano

10

Lícia Ovídio

imóvel guide usuário

Beatriz Ketlen

Perguntador

há 1 ano

O proprietariado pode pedir o despejo de imediato?

Bom dia. Gostaria de saber se o dono da casa pode me despejar da casa, pelo simples fato do aluguel está vencido a 5 dias, e eu ter decidido sair do imóvel mas não ter avisado com antecedência. Ele quer que eu saia de imediato e não quer me seder mais 5 dias para poder achar uma casa, mesmo eu falando que pagaria os dias que passar da data do aluguel. O meu aluguel eé no valor de 800 e ele quer que eu pague para ficar mais 5 dias 650 reais e eu me neguei.

Respostas (8)

Corretor de imóveis

Lícia Ovídio

Corretor de imóveis

Respostas: 199

há 1 ano

É uma situação atípica, onde requer uma negociação entre as partes!

Corretor de imóveis

Edderson

Corretor de imóveis

Respostas: 36

há 1 ano

Em princípio o proprietário pode notificar o inquilino para despejar o imóvel mesmo após o atraso do aluguel de apenas 5 dias No entanto a lei estabelece alguns prazos e procedimentos que devem ser para despejo O proprietário deve notificar o inquilino por escrito determinando o prazo de 30 dias par que o mesmo desocupe o imóvel a contar da data do recebimento da notificação O prazo de 30 dias é o mínimo previsto em lei Atraso em aluguel Se o atraso for pouco dias inferior a 30 o proprietário pode optar por notificar o inquilino para pagar o aluguel atrasado com multa e juros no prazo de 30 dias em vez de notificálo par despejo Neste caso o inquilino pode permanecer no imóvel e adimplir o judicial Após o vencimento do prazo da notificação de 30 dias o proprietário deve acionar a justiça por meio de um processo de despejo para obter a ordem judicial de desocupação do por atraso Mesmo que o inquilino deixe o imóvel no prazo de 30 dias da notificação pode ser cobrada uma indenização referente ao período de atraso do aluguel e pelos eventuais prejuízos embora o proprietário possa notificar o inquilino para despejo imediato ele deve seguir os prazos e procedimentos legais previstos O inquilino pode arguir tais prazos em seu favor para se manter no imóvel pagando o aluguel atrasado.

Corretor de imóveis

Cabane

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 738

há 1 ano

Depende o que está no contrato de locação.

Corretor de imóveis

Marcelo Osni

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 1.616

há 1 ano

O que diz o contrato de locação ? Pela lei do inquilinato, vencimento de aluguel para despejo só a partir do segundo mês inadimplente.

Corretor de imóveis

Ricardo Pereira Gonçalves

Corretor de imóveis

Respostas: 349

há 1 ano

Bom dia Tem contrato Enfim pela lei do inquilinato o proprietário só pode pedir para o inquilino sair com 3 meses de aluguel atrasado Ainda assim ele tem que te dar 30 dias pra poder procurar outro local.

Corretor de imóveis

Alessandro Arrighi

Corretor de imóveis

Respostas: 8

há 1 ano

A ação de despejo é uma medida judicial não podendo o proprietário fazer isto com o uso de sua própria força sem força polícial munida de um mandado expedido por um juiz Pela lei ele pode ingressar com ação de despejo a partir de um dia de atraso.

Corretor de imóveis

Alvim Leste Imóveis

Medalha de bronze

Imobiliária

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 18.593

há 1 ano

Despejo seria só com ordem da justiça. Supondo-se que esse contrato tenha sido verbal ou já está no prazo indeterminado você pagará multa equivalente a um mês de aluguel por não tê-lo avisado com 30 de antecedência.

Faça uma nova pergunta: