Imóvel Retomado Vale a Pena?

Publicado em

Imóvel Retomado Vale a Pena?

     Nesse artigo queremos analisar o mercado de imóveis retomados pelos bancos, e ajudar você com algumas informações essenciais caso esteja analisando a aquisição desse tipo de imóvel.

      O que é Imóvel Retomado?

     Os imóveis retomados são imóveis que os bancos retomam por falta de pagamento das parcelas. Como o imóvel está alienado ao banco, o próprio banco faz o processo de retomar o imóvel e averbar essa condição na matrícula do imóvel, processo que é irreversível. Depois disso o imóvel entra em processo de leilão oficial que acontece em 2(duas) etapas, conforme descrito abaixo:

       Leilões

      Inicialmente esses imóveis vão para 2(dois) leilões promovidos pelos bancos, mas nessa fase não aconselhamos você comprar o imóvel, pois além de pagar o valor do imóvel, você terá que pagar todas as pendências que existem no imóvel(dívidas de IPTU, Condomínio( se for o caso).

      O ideal é você aguardar passar o leilões e adquirir o imóvel quando o mesmo já passou dessa fase dos leilões e foi para a lista de imóveis na Venda Direta com o banco.

       O que é Venda Direta?

      São imóveis que estão disponíveis para a compra nos sites dos bancos.

      Na Venda Direta, o banco entrega o imóvel com Todas as Dívidas e Pendências Pagas, o que é uma grande vantagem pra você. 

      Em alguns bancos como a Caixa, por exemplo, você pode financiar o imóvel com apenas 5% de entrada, mais o valor da documentação, essa condição vai depender do valor do imóvel e do seu perfil. Para ter certeza que vai conseguir adquirir o imóvel é bom fazer uma simulação( mesmo processo da compra de qualquer imóvel). No site do banco você tem acesso inclusive à escritura do imóvel.

  Já em outros bancos é possível comprar o imóvel somente à vista ou com um parcelamento direto em alguns meses, nesse caso você deve analisar se vale a pena.

     Quais as Vantagens!

    Na maioria dos imóveis há um desconto considerável, de até 50% ou mais. O Banco faz isso pois quer repassar o imóvel o mais rápido possível.

    Como o imóvel está abaixo do valor de mercado, o financiamento será menor e a parcela vai ficar bem convidativa.

    O banco entrega o imóvel totalmente desembaraçado e sem dívidas. 

    Você poderá fazer um financiamento normal, como em qualquer imóvel de acordo com seu perfil e inclusive usar seu FGTS.

    Vale lembrar que o desconto de 50% no registro de imóveis para quem compra o primeiro imóvel, também é válido nessa modalidade. 

     Quais as Desvantagens!     

     A Maioria dos Imóveis Está Ocupado pela pessoa que comprou o Imóvel.

  Nesse caso você deve visitar o imóvel pessoalmente e conferir se o mesmo está  desocupado(pois o banco não atualiza essa situação). No site do banco pode conter a informação de ocupado, mas pode ser que você visitando o imóvel, o mesmo já terá sido desocupado.

     Imóvel Ocupado, Negocie Amigavelmente: Nesse caso, você poderá fazer isso pessoalmente ou contratar um advogado. A questão é conversar com o antigo comprador e perguntar pra ele se vai desocupar o imóvel amigavelmente, às vezes os moradores pedem um valor para sair do imóvel que você poderá negociar, pode ser o valor de um aluguel para ele se mudar, por exemplo. Faça a negociação amigável sempre, pois se não der certo vai para o processo judicial, processo esse que somente o advogado poderá fazer e vai levar um bom tempo, então você não pode ter pressa de morar no seu imóvel.

    Imóvel Ocupado, Negociação não Amigável: Nesse caso, se você ou seu advogado não conseguiu a negociação amigável, o advogado vai entrar na justiça para obter a posse do imóvel para você. Os valores de honorários variam, então pesquise para ver qual profissional vai ficar mais em conta.  Depois do advogado ter encaminhado o processo, oficial de justiça terá que citar a parte para desocupar o imóvel, dando um prazo para isso,e caso o morador desobedeça, o oficial de justiça vai com a polícia no dia e hora informados e vai literalmente tirar o morador do imóvel.

    Imóvel Desocupado: Depois de ter visitado o imóvel e ter se certificado que o mesmo está desocupado, você encaminha o Financiamento, Registro e Itbi, ou compra à vista se for o caso. Para tomar posse do imóvel basta chamar um chaveiro para abrir o mesmo pra você, já que você tem a escritura em seu nome. Se o imóvel estiver em condomínio fechado, basta informar a administração do condomínio.

  Procure uma Imobiliária ou Corretor(a) Credenciado. Existem alguns sites que trabalham com esse tipo de imóvel, bem como corretores cadastrados e autorizados a ajudar você nesse processo. Em muitos sites de bancos você tem acesso a profissionais e empresas cadastrados. Sempre indicamos buscar uma consultoria para ajudar você nesse processo, será mais seguro e tranquilo para você, pois esses profissionais vão acompanhar você do início ao fim do processo e o Banco é que vai pagar a comissão deles ok.

     Esperamos ter ajudado!

     Comente e Compartilhe!!! 

 

Faça um comentário

0 Comentários

Este artigo ainda não possui nenhum comentário!

Colunista

Paulo Ricardo

Demais artigos deste autor

Ver todos 8 artigos

Cote seu Imóvel

Preencha abaixo os dados do imóvel que você procura e receba cotações dos corretores e imobiliárias especializados na região.

CPF Inválido!

Mensagem enviada com sucesso!
1103 paulo-ricardo