Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Posso pedir qualquer momento ou tenho que esperar o contrato vencer ? No caso de eu vender o imóvel , qual o procedimento ?

tenho imóvel alugado e fiz contrato por 1 ano . já passaram 5 anos ( então creio que está indeterminado né ? não tenho mais interesse em alugar para esse inquilino , pq nunca concorda com reajuste ; diz que vai mudar ; e nunca mudou . está muito defasado , pq ja paguei vários anos de taxa extra ; melhorar condomínio . mas ele encrenca o tempo todo , e hoje veio perguntar se eu estou com mal de alzheimer ; pq ele diz que vai mudar ; e não muda ; e disse que disse que quer continuar no imóvel . eu naontenho mais interesse em alugar pq faltou respeito comigo proprietária . como o contrato era 1 ano e ficou indeterminado.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 1 ano

Posso pedir qualquer momento ou tenho que esperar o contrato vencer ? No caso de eu vender o imóvel , qual o procedimento ?

Tenho imóvel alugado e fiz contrato por 1 ano. já passaram 5 anos ( então creio que está indeterminado né ? não tenho mais interesse em alugar para esse inquilino , pq nunca concorda com reajuste ; diz que vai mudar ; e nunca mudou. está muito defasado , pq ja paguei vários anos de taxa extra ; melhorar condomínio. mas ele encrenca o tempo todo , e hoje veio perguntar se eu estou com mal de alzheimer ; pq ele diz que vai mudar ; e não muda ; e disse que disse que quer continuar no imóvel. eu naontenho mais interesse em alugar pq faltou respeito comigo proprietária. como o contrato era 1 ano e ficou indeterminado.

Respostas (17)

há 1 ano

Bom sobre o contrato de locação se ele foi celebrado por um ano e já se passaram 5 anos sem que tenha sido feita uma renovação por escrito, Geralmente ele se torna indeterminado, O que significa Que ele continue em vigor o prazo indeterminado. Nesse caso para encerrar o contrato de locação você precisa notificar o inquilino com antecedência conforme estabelecido na legislação vigente e costuma ser de 30 dias de aviso prévio. Caso você queira vender o imóvel já possui inquilino residente, É importante comunicar ao inquilino sobre a venda do imóvel e sobre a rescisão do contrato de locação, Conforme a legislação aplicável. Você deve notificar inquilino com antecedência prevista em lei também informá-lo sobre seus direitos e garantias como locatória. Porque como a situação envolve questão jurídica específicas, E atualmente recomendável consultar um advogado especializado de direitos Imobiliário para orientação precisa sobre como proceder nessas circunstâncias.

há 1 ano

Para vender um imóvel locado, primeiro você tem que oferece-lo para o inquilino, caso o mesmo não tenha interesse em compra-lo você pode vender para outra pessoa. A partir que a venda é concretizada o contrato de aluguel não tem mais validade. O novo proprietário pode fazer um novo contrato ou solicitar a desocupação do imóvel.

há 1 ano

Procedimento, após 12 meses fica contrato indeterminado, então o máximo que ele pode ficar no imóvel seria 5anos, como já passou o tempo, ele tem que sair por bem ou por mal, por outro lado oferecer por escrito ao locatário, se ele não quiser, aí deve pedir a imobiliária ou corretor para anuncia-la.

há 1 ano

Tudo que seja taxa, ou para benfeitoria e valorização do imóvel e do proprietário, mesmo com novo inquilino não fugirá disso. " Não tem como fugir", O ideal seria você colocar em uma administradora, para evitar contato direto com inquilino, e se ele paga direitinho, o caso de desrespeito, se deu na exposição direta, já um profissional ele e treinado e esta acostumado com esse tipo de conflito. Ajudará nos reajuste.

há 1 ano

Sim, você pode solicitar a desocupação do imóvel a qualquer momento, mesmo com o contrato indeterminado, desde que respeite o prazo de aviso prévio de 30 dias conforme o artigo 47 da Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/91). Para vender o imóvel: Notifique o inquilino sobre a venda e a necessidade de desocupação com a antecedência mínima de 30 dias. Lembrando que, conforme a mesma lei, o inquilino tem o direito de preferência de compra. Essa oferta deve ser por escrito, assim como a resposta dele, seja negativa ou positiva. Sendo negativa e havendo outro comprador, segue o prazo informado no inicio.

há 1 ano

Sim está indeterminado e passados 5 anos (60 meses) você pode pedir o imóvel sem qualquer justificativa. Basta que NOTIFIQUE o inquilino que você não tem mais interesse na locação e dar a ele 30 (trinta) dias para desocupar o imóvel. Fundamento está no artigo 46,1º da Lei 8.245/91.

Compartilhe esta Pergunta