Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Acabei assumindo uma divida de mais de 40 mil do imóvel que moro hoje, o que devo fazer nessa situação?

Moro em um imóvel há 2 anos e 5 meses, na primeira semana já veio o corte de fornecimento da energia no valor de R$2.800, me prontifiquei em pagar e a proprietária se recusou, hoje no dia 05/08 novamente vieram cortar minha energia e acabei assumindo uma divida de mais de R$40 MIL que não é minha.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 1 ano

Acabei assumindo uma divida de mais de 40 mil do imóvel que moro hoje, o que devo fazer nessa situação?

Moro em um imóvel há 2 anos e 5 meses, na primeira semana já veio o corte de fornecimento da energia no valor de R$2.800,me prontifiquei em pagar e a proprietária se recusou, hoje no dia 05/08 novamente vieram cortar minha energia e acabei assumindo uma divida de mais de R$40 MIL que não é minha.

Respostas (13)

há 1 ano

1- Documento tudo = Guarde todos os comprovantes de pagamento da conta de luz bem como qualquer comunicação escrita entre você e a proprietário do imóvel em relação a essa situação.2- Converse com a proprietária - Para esclarecer a situação e busca uma solução amigável, Se possível solicite ela que forneça documentação que comprove a origem da dívida de 40.000 de forma a verificar se realmente não é de sua responsabilidade.3- Caso a situação não seja resolvida de forma amigável Procure um advogado especializado em questões imobiliárias ele vai analisar o contrato de locação as contas de luz e de mais documentos relacionados ao imóvel para ajudar a resolver essa questão.4-Entre em contato com a distribuidora de energia caso a dívida de r$ 40.000 seja referente a conta de luz não paga entre em contato com a distribuidora responsável pela região para verificar os detalhes da dívida e buscar um acordo de pagamento se for o caso.5-É importante que haja dessa forma acima para resolver a situação de maneira rapidamente e garantir os seus direitos como inquilino.

há 1 ano

O STJ já se posicionou a respeito do assunto, sendo assim, o pagamento de contas de consumo, tais como de energia, são de caráter pessoal, ou seja, pertence ao consumidor e não está vinculado ao imóvel. Dessa forma, quem deve pagar pela dívida é o antigo proprietário, sendo necessário, caso haja a negativa do ex-proprietário, ingressar com uma ação judicial.

há 1 ano

Se você assumiu uma dívida que é do imóvel. SÓ digo que você é uma pessoa muito burra. Dívida de antes da assinatura do contrato, não são suas. Ou devidamente acertadas antes da assinatura e mencionadas em contrato.

há 1 ano

O que devo fazer nessa em um imóvel há 2 anos e 5 meses, na primeira semana já veio o corte de fornecimento da energia no valor de R$2.800,me prontifiquei em pagar e a proprietária se recusou. Hoje, no dia 05/08,novamente vieram cortar minha energia e acabei assumindo uma dívida de mais de R$40.000 que não é minha. Aqui estão alguns passos que você pode considerar para lidar com essa situação: 1. **Verificação de Contrato**: Revise o contrato de aluguel para verificar se há cláusulas relacionadas ao pagamento das contas de serviços públicos, como energia elétrica. O contrato deve especificar as responsabilidades tanto do locador quanto do locatário.2. **Documentação da Dívida**: Certifique-se de ter toda a documentação relacionada à dívida, incluindo faturas, comunicados de corte e qualquer correspondência com a companhia de energia elétrica.3. **Negociação com a Proprietária**: Entre em contato novamente com a proprietária e informe-a sobre a situação. Solicite uma solução para a questão da dívida e peça que ela assuma a responsabilidade pela dívida que não é sua.4. **Companhia de Energia**: Converse com a companhia de energia elétrica para explicar a situação e verifique se há possibilidade de reverter a dívida ou parcelá-la. Informe que a dívida é relacionada ao imóvel e não foi gerada por você.5. **Assessoria Jurídica**: Considere procurar um advogado especializado em direito imobiliário ou locatício. Eles poderão fornecer orientação específica e ajudá-lo a lidar com a situação legalmente, incluindo a possibilidade de ação judicial contra a proprietária, se necessário.6. **Ação Judicial**: Se não houver acordo amigável, você pode considerar tomar medidas legais para resolver a situação e recuperar os valores pagos indevidamente. O advogado poderá orientá-lo sobre as melhores ações a serem tomadas.7. **Registros e Provas**: Mantenha registros de todas as comunicações, pagamentos e documentos relacionados à dívida e ao contrato de aluguel. Isso será importante para qualquer ação legal ou disputa futura. Resumo: Para resolver a situação, revise o contrato de aluguel, reúna documentação da dívida, negocie com a proprietária e a companhia de energia, e procure assessoria jurídica. Caso não haja acordo, você pode considerar ações legais para resolver a questão e recuperar os valores pagos indevidamente.

há 1 ano

Não entendi. Primeiro porque quando vc entra num imóvel, o ideal e transferir a conta imediatamente para seu nome, segundo que não entendo como uma conta de energia pode chegar a um valor de 40mil sem ser cortada antes de chegar nesse valor. Que tipo de consumo vc tem? Porque que a proprietaria ficou responsavel pelo pagamento?

Compartilhe esta Pergunta