há 4 anos
Grupo WhatsApp p/ Corretores
Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.
Tenho que pagar comissão por desistência de compra de imóvel?
Dei um sinal para compra de um imóvel. No contrato não tem nenhuma clausula explicita de valores a serrem pagos no caso de desistência. Diz apenas que no caso de desistência do vendedor ele devolveria o sinal com multa de 30%. Agora o corretor diz que tenho que pagar a comissão dele. Esanta certo isso?
Usuário Imóvel Guide perguntou:
há 4 anos
Tenho que pagar comissão por desistência de compra de imóvel?
Dei um sinal para compra de um imóvel. No contrato não tem nenhuma clausula explicita de valores a serrem pagos no caso de desistência. Diz apenas que no caso de desistência do vendedor ele devolveria o sinal com multa de 30%. Agora o corretor diz que tenho que pagar a comissão dele. Esanta certo isso?
Respostas (6)
Desistência não macula o trabalho da imobiliária/corretor, isto é, proporcionalmente ao negócio. Então, se o contrato preve multa na desistência, é sobre esse valor que incide a comissão e não sobre o valor global do negócio que não existe.
há 4 anos
Correto.
há 4 anos
Ta no codigo civil parte das comissões corretagem, o sinal garante a comissao do corretor que realizou o trabalho, que segundo alei ta concluido.
há 4 anos
Entendo que sim, a remuneração é devida conforme código civil artigos 724 e 725.
há 4 anos
Sim, pois o corretor fez a parte da intermediação, mesmo que ele possa ter esquecido de deixar isso explícito no contrato, tem o direito a taxa de corretagem.
há 3 anos
NÃO.
Compartilhe esta Pergunta