Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

O contrato pode ser anulado ja que houve erro de contrato com as datas?

Acabei sendo roubada no imóvel, estava no imóvel dormindo e o meliante entrou pela janela e levou meus bens materiais, documentos de minha empresa, entrei em contato com a imobiliaria pra dar uma atenção, pedi pra sair, mas tenho o contrato de 12 meses, tenho 5 meses na casa ja. Sei que no contrato ja ta escrito que pagaria 3 vezes o valor do aluguel caso eu desistisse do imóvel, quebra de contrato, só que teve erro de contrato , com as datas.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 1 ano

O contrato pode ser anulado ja que houve erro de contrato com as datas?

Acabei sendo roubada no imóvel, estava no imóvel dormindo e o meliante entrou pela janela e levou meus bens materiais, documentos de minha empresa, entrei em contato com a imobiliaria pra dar uma atenção, pedi pra sair, mas tenho o contrato de 12 meses, tenho 5 meses na casa ja. Sei que no contrato ja ta escrito que pagaria 3 vezes o valor do aluguel caso eu desistisse do imóvel, quebra de contrato, só que teve erro de contrato , com as datas.

Respostas (18)

há 1 ano

Sim, um contrato pode ser anulado em determinadas circunstâncias. A anulação de um contrato ocorre quando há algum vício ou defeito que compromete a validade do acordo. Aqui estão algumas situações que podem levar à anulação de um contrato: 1. Vícios de Quando uma das partes comete um erro essencial sobre o objeto do contrato ou sobre uma condição importante. Coação: Quando uma das partes é forçada a assinar o contrato sob ameaça ou pressão. Dolo: Quando uma das partes é induzida a assinar o contrato por meio de fraude ou engano. Simulação: Quando o contrato é feito para disfarçar a verdadeira intenção das partes.2. Incapacidade das Partes Menores de Idade: Contratos assinados por menores de idade sem a devida representação legal. Incapazes: Pessoas consideradas incapazes pela lei, como aqueles com deficiência mental que os impeça de entender o ato.3. Objeto Ilícito ou Quando o objeto do contrato é ilegal ou contrário à moral e aos bons costumes. Impossibilidade: Quando o objeto do contrato é impossível de ser cumprido.4. Falta de Forma Prescrita em Lei Alguns contratos exigem uma forma específica para serem válidos, como a escritura pública para a compra e venda de imóveis. A ausência dessa forma pode levar à anulação.5. Fraude Contra Credores Quando o contrato é feito com a intenção de prejudicar credores, como a transferência de bens para evitar o pagamento de dívidas.6. Lesão Quando uma das partes se aproveita da inexperiência ou necessidade da outra para obter vantagens excessivas. Procedimento para Anulação Para anular um contrato, é necessário entrar com uma ação judicial. Um advogado especializado em direito contratual pode ajudar a avaliar a situação e orientar sobre os passos a seguir. O juiz analisará as provas e decidirá se o contrato deve ser anulado, retornando as partes ao estado anterior à celebração do contrato. Considerações Finais A anulação de um contrato é um processo que visa proteger as partes de acordos injustos ou ilegais. É importante estar atento aos detalhes e buscar orientação jurídica sempre que necessário para garantir que seus direitos sejam preservados.

há 1 ano

Sim, todo e qualquer Contrato pode ser Resilido. PorÉm para que isso aconteça, é necessário que uma das partes lese as Clausulas constantes no mesmo. Caso contrario, para fazer a resolução antes de findar dos prazos acordados, a parte desistente, deve pagar a Multa Compensatória, prevista no Documento. No caso em tela, a Culpa não pode ser atribuída a Imobiliária e nem ao Proprietário do Imóvel, foi um caso Atípico, não vinculado com nenhuma incapacidade ou restrição ao atributo de adequação à moradia, por Isso, não existe causa de Quebra de Contrato por parte da Imobiliária.

há 1 ano

O contrato só pode ser anulado se houver erros significativos ou cláusulas que tornem o contrato injusto. Por exemplo, o contrato pode ser anulado por causas como: 1) Erro Material (Art.38 do Código Civil): se o contrato contém erros de data ou informações incorretas que afetam substancialmente o acordo; 2) Vício de Consentimento (Art.138 do Código Civil): se a negociação foi realizada sob condições fraudulentas ou com coação; 3) Cláusulas abusivas (Art.51 do Código do consumidor): se o contrato contém cláusulas que oneram excessivamente uma das partes ou são desvantajosas de forma abusiva.

há 1 ano

Erro de data não anula contrato. De qualquer forma a multa é devida proporcionalmente ao tempo não cumprido, então a multa de 3 meses seria para o não cumprimento da integralidade do contrato, ou seja, se você saísse sem nem mesmo completar um mês. Como você usou 5 meses, você cumpriu 41,67% do contrato. Restando apenas a diferença (58,33%) não cumprida e a multa deve ser proporcional: ao invés de 3 aluguéis, você pagará 1,75. DIca: A multa de 3 aligueis normalmente é usada em contratos de 30 meses, onde 3 representa 10% o que é considerado uma multa razoável e proporcional. Em um contrato de 12 meses 3 meses de multa representa 25% o que pode ser considerada abusiva, Vale uma argumentação.

Compartilhe esta Pergunta