há 1 ano
Grupo WhatsApp p/ Corretores
Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.
Imediatamente eu tenho que ir no cartório assinar o documento de compra e venda? Eu tenho que pagar alguma taxa se for de mais ou menos quanto seria?
Eu quero vender um imóvel, então eu queria fazer assim; pegar uma parte em dinheiro e um apartamento como parte do pagamento. Porém eu não tenho experiência de como proceder após eu receber o apartamento como parte do pagamento.
Usuário Imóvel Guide perguntou:
há 1 ano
Imediatamente eu tenho que ir no cartório assinar o documento de compra e venda? Eu tenho que pagar alguma taxa se for de mais ou menos quanto seria?
Eu quero vender um imóvel, então eu queria fazer assim; pegar uma parte em dinheiro e um apartamento como parte do pagamento. Porém eu não tenho experiência de como proceder após eu receber o apartamento como parte do pagamento.
Respostas (16)
Vamos lá! O dinheiro será tranferido para sua conta. O imóvel será tranferido para seu nome, isso tudo vai na minuta do contrato, como será feito a tranferencia.
há 1 ano
O apartamento que você recebe como parte de pagamento, do ponto de vista jurídico, entra como uma compra, portanto você terá todas as despesas de uma negociação normal, como escritura, ITBI.
há 1 ano
O valor que os advogados cobram para fazer o contrato de compra e venda, varia. Ja vi alguns cobrar R$ 300,00 e outros cobrar até R$ 700,00 para fazer o contrato.
há 1 ano
O valor total do imóvel adquirido.
há 1 ano
Imediatamente eu tenho que ir no cartório assinar o documento de compra e venda? Eu tenho que pagar alguma taxa se for de mais ou menos quanto seria? Para vender um imóvel e aceitar outro como parte do pagamento, existem alguns passos importantes que você precisa seguir: 1. **Contrato de Compra e Venda**: Após concordar com os termos da transação, você precisará formalizar o acordo por meio de um contrato de compra e venda. Este contrato deve detalhar todos os aspectos da transação, incluindo o valor em dinheiro e a parte do pagamento que será feita com o apartamento.2. **Assinatura no Cartório**: O contrato de compra e venda deve ser levado ao cartório para ser assinado por todas as partes envolvidas. É importante que todos os documentos necessários estejam em ordem, incluindo as certidões negativas de débitos e a matrícula atualizada dos imóveis.3. **Taxas de Cartório**: Sim, você terá que pagar taxas de cartório. As principais taxas envolvem a lavratura da escritura pública e o registro da transferência de propriedade. O valor dessas taxas varia de acordo com o estado e o valor do imóvel, mas pode ser uma quantia significativa. Em geral, as taxas de cartório podem variar entre 2% a 4% do valor do imóvel.4. **Imposto de Transmissão (ITBI)**: Além das taxas de cartório, você também precisará pagar o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que é cobrado pela prefeitura. A alíquota do ITBI varia entre 2% a 3% do valor do imóvel, dependendo do município.5. **Procedimentos Após Receber o Apartamento**: Após receber o apartamento como parte do pagamento, você deve garantir que a transferência de propriedade seja registrada em seu nome no cartório de registro de imóveis. Isso envolve a apresentação da escritura pública de compra e venda e o pagamento das taxas de registro.6. **Avaliação e Vistoria**: Antes de finalizar a transação, é recomendável fazer uma avaliação e vistoria do apartamento que você está recebendo como parte do pagamento para garantir que está em boas condições e que não há pendências ou problemas estruturais. Resumo: ApÓs concordar com os termos da venda e troca, você deve formalizar a transação por meio de um contrato de compra e venda, assiná-lo no cartório e pagar as taxas de cartório e o ITBI. A transferência de propriedade deve ser registrada no cartório de registro de imóveis, garantindo que todos os documentos e pagamentos necessários estejam em ordem. Considere também fazer uma avaliação e vistoria do apartamento que está recebendo como parte do pagamento.
há 1 ano
Você tem que ir ao cartório sim para assinar o contrato de compra e venda para seguir com a negociação.
há 1 ano
A permuta é como se fosse uma compra irá pagar o ITBI, escritura e registro.
há 1 ano
Procure fazer as transferencias de forma concomitante, ou seja, mande fazer as escrituras no mesmo tabelionato de notas e com o mesmo tabeliao, combine um unico dia para assinar as escrituras, tanto a escritura de venda do SEU IMOVEL, quanto a escritura de transferencia do apartamento recebido como parte de pagamento para seu nome. No momento das assinaturas, o comprador do seu imóvel devera efetuar o pagamento da parte em dinheiro. Assim vc não se corre nenhum risco.
há 1 ano
ApÓs fechar o acordo, você deve assinar a escritura no cartório, onde serão cobradas taxas de registro e ITBI, que variam conforme o município e valor do imóvel. Consulte um advogado para garantir que todos os passos legais sejam seguidos.
há 1 ano
OlÁ! Essa é uma pergunta complexa, no seu caso específico eu recomendaria que procurasse um corretor credenciado ao CRECI em pleno gozo de seus direitos. Lembre-se sempre de consultar a regularidade do corretor junto ao órgão. Converse com o corretor explicando tudo o que pretende fazer e como gostaria que fosse feito, dessa forma o corretor poderá traçar a melhor estratégia para você, sem que tenha problemas na hora transação e não tenha um gasto além daqueles que realmente terá que gastar com as taxas cartoriais. Lembre-se, nesse caso especifico, é muito importante que essa negociação seja feita de forma segura para que não corra riscos desnecessários.
Compartilhe esta Pergunta