Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Imediatamente eu tenho que ir no cartório assinar o documento de compra e venda? Eu tenho que pagar alguma taxa se for de mais ou menos quanto seria?

Eu quero vender um imóvel, então eu queria fazer assim; pegar uma parte em dinheiro e um apartamento como parte do pagamento. Porém eu não tenho experiência de como proceder após eu receber o apartamento como parte do pagamento.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 1 ano

Imediatamente eu tenho que ir no cartório assinar o documento de compra e venda? Eu tenho que pagar alguma taxa se for de mais ou menos quanto seria?

Eu quero vender um imóvel, então eu queria fazer assim; pegar uma parte em dinheiro e um apartamento como parte do pagamento. Porém eu não tenho experiência de como proceder após eu receber o apartamento como parte do pagamento.

Respostas (16)

há 1 ano

Imediatamente eu tenho que ir no cartório assinar o documento de compra e venda? Eu tenho que pagar alguma taxa se for de mais ou menos quanto seria? Para vender um imóvel e aceitar outro como parte do pagamento, existem alguns passos importantes que você precisa seguir: 1. **Contrato de Compra e Venda**: Após concordar com os termos da transação, você precisará formalizar o acordo por meio de um contrato de compra e venda. Este contrato deve detalhar todos os aspectos da transação, incluindo o valor em dinheiro e a parte do pagamento que será feita com o apartamento.2. **Assinatura no Cartório**: O contrato de compra e venda deve ser levado ao cartório para ser assinado por todas as partes envolvidas. É importante que todos os documentos necessários estejam em ordem, incluindo as certidões negativas de débitos e a matrícula atualizada dos imóveis.3. **Taxas de Cartório**: Sim, você terá que pagar taxas de cartório. As principais taxas envolvem a lavratura da escritura pública e o registro da transferência de propriedade. O valor dessas taxas varia de acordo com o estado e o valor do imóvel, mas pode ser uma quantia significativa. Em geral, as taxas de cartório podem variar entre 2% a 4% do valor do imóvel.4. **Imposto de Transmissão (ITBI)**: Além das taxas de cartório, você também precisará pagar o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que é cobrado pela prefeitura. A alíquota do ITBI varia entre 2% a 3% do valor do imóvel, dependendo do município.5. **Procedimentos Após Receber o Apartamento**: Após receber o apartamento como parte do pagamento, você deve garantir que a transferência de propriedade seja registrada em seu nome no cartório de registro de imóveis. Isso envolve a apresentação da escritura pública de compra e venda e o pagamento das taxas de registro.6. **Avaliação e Vistoria**: Antes de finalizar a transação, é recomendável fazer uma avaliação e vistoria do apartamento que você está recebendo como parte do pagamento para garantir que está em boas condições e que não há pendências ou problemas estruturais. Resumo: ApÓs concordar com os termos da venda e troca, você deve formalizar a transação por meio de um contrato de compra e venda, assiná-lo no cartório e pagar as taxas de cartório e o ITBI. A transferência de propriedade deve ser registrada no cartório de registro de imóveis, garantindo que todos os documentos e pagamentos necessários estejam em ordem. Considere também fazer uma avaliação e vistoria do apartamento que está recebendo como parte do pagamento.

há 1 ano

Procure fazer as transferencias de forma concomitante, ou seja, mande fazer as escrituras no mesmo tabelionato de notas e com o mesmo tabeliao, combine um unico dia para assinar as escrituras, tanto a escritura de venda do SEU IMOVEL, quanto a escritura de transferencia do apartamento recebido como parte de pagamento para seu nome. No momento das assinaturas, o comprador do seu imóvel devera efetuar o pagamento da parte em dinheiro. Assim vc não se corre nenhum risco.

há 1 ano

OlÁ! Essa é uma pergunta complexa, no seu caso específico eu recomendaria que procurasse um corretor credenciado ao CRECI em pleno gozo de seus direitos. Lembre-se sempre de consultar a regularidade do corretor junto ao órgão. Converse com o corretor explicando tudo o que pretende fazer e como gostaria que fosse feito, dessa forma o corretor poderá traçar a melhor estratégia para você, sem que tenha problemas na hora transação e não tenha um gasto além daqueles que realmente terá que gastar com as taxas cartoriais. Lembre-se, nesse caso especifico, é muito importante que essa negociação seja feita de forma segura para que não corra riscos desnecessários.

Compartilhe esta Pergunta