Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Qual seria a melhor forma de efetuar esta transação de forma segura para mim?

Estou vendendo minha casa e o comprador pagará com financiamento bancário e recursos próprios. O financiamento bancário chegou até a emissão do contrato, porém o comprador teve problema com os recursos próprios, este valor virá da venda do imóvel atual dele, mas para efetivar a venda deste, precisa fazer uma atualização. Averbação da planta então não está com recursos próprios disponível de imediato. Está me questionando agora se aceito ja fechar a venda da minha casa e receber o valor financiado pelo banco ( que está na fase de assinatura de contrato ) e fazer um contrato para me pagar o restante assim que finalizar a documentação e venda do imóvel atual dele

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 1 ano

Qual seria a melhor forma de efetuar esta transação de forma segura para mim?

Estou vendendo minha casa e o comprador pagará com financiamento bancário e recursos próprios. O financiamento bancário chegou até a emissão do contrato, porém o comprador teve problema com os recursos próprios, este valor virá da venda do imóvel atual dele, mas para efetivar a venda deste, precisa fazer uma atualização. Averbação da planta então não está com recursos próprios disponível de imediato. Está me questionando agora se aceito ja fechar a venda da minha casa e receber o valor financiado pelo banco ( que está na fase de assinatura de contrato ) e fazer um contrato para me pagar o restante assim que finalizar a documentação e venda do imóvel atual dele.

Respostas (26)

há 1 ano

Para garantir uma transação segura, você pode seguir estes passos: 1 - Acordo formal: elabore um aditivo contratual que especifique claramente os termos do pagamento do valor restante, incluindo prazos e condições; 2 - Garantia de pagamento: solicite garantias adicionais, como uma nota promissória, ou um contrato de reconhecimento de dívida, para assegurar o pagamento do saldo restante; 3 - Acompanhamento do processo: exija comprovações regulares do andamento da regularização da documentação e da venda do imóvel do comprador; 4 - Consultoria jurídica: consulte um advogado especializado para revisar e assegurar que todos os documentos e acordos estejam em conformidade legal e protejam seus interesses. Estas medidas são fundamentadas no Código Civil, que exige clareza e formalização nos contratos para garantir a segurança nas transações.

há 1 ano

Olha, a melhor forma seria ele tansferir a propriedade do imóvel dele pra você e, então, você, com segurança, águarda a venda e recebe o dinheiro da venda desse imóvel. Sendo bem simples e direto. Numa negociação são muitos "poréns" e nesse caso, se for pra vender, você precisa se garantir de alguma forma.

há 1 ano

A situação que você está enfrentando é relativamente comum no mercado imobiliário, mais exige cuidados adicionais para garantir que a transação seja segura para você. Aqui está um passo a passo sobre como proceder de maneira segura: 1. CONSULTORIA JURÍDICA: Contrate um advogado especializado em direito imobiliário para elaborar um contrato que proteja seus interesses.2. ASSINATURA CONDICIONAL: Assine o contrato de compra e venda com cláusulas claras sobre o pagamento parcial (valor financiado) e saldo restante, estabelecendo um prazo para pagamento.3. GARANTIAS E MULTA: Inclua garantias adicionais e uma multa por atraso no pagamento do saldo.4. REGISTRO E AVERBAÇÃO: Registre a condição suspensiva na matrícula do imóvel, estipulando que a transferência de propriedade ocorrerá após o pagamento integral.5. MONITORAMENTO: Acompanhe a venda do imóvel do comprador e só conceda a posse após receber o pagamento completo. Seguindo esses passos, você minimiza os riscos e assegura uma transação mais segura.

há 1 ano

Qual seria a melhor forma de efetuar esta transação de forma segura para mim? Para garantir uma transação segura na venda do seu imóvel quando o comprador está pagando parte com financiamento bancário e parte com recursos próprios que ainda não estão disponíveis, considere os seguintes passos: 1. **Contrato de Compra e Venda**: Redija um contrato de compra e venda detalhado, especificando claramente os termos e condições da transação. Inclua cláusulas que abordem o pagamento parcial com o financiamento e o saldo restante a ser pago após a conclusão da venda do imóvel do comprador.2. **Pagamento do Financiamento**: Receba o valor financiado pelo banco conforme acordado. Certifique-se de que o banco libere o valor diretamente para você ou para uma conta segura, e que todos os documentos relacionados ao financiamento estejam corretos e assinados.3. **Garantia de Pagamento do Saldo**: Estabeleça um contrato adicional ou uma garantia para o saldo restante a ser pago. Isso pode incluir um contrato de compromisso de pagamento, uma nota promissória, ou outras garantias legais que assegurem que você receberá o valor devido após a venda do imóvel atual do comprador.4. **Averbação e Documentação**: Certifique-se de que todas as questões relacionadas à documentação do imóvel, como a averbação da planta, sejam tratadas de maneira adequada. Isso inclui garantir que o imóvel esteja regularizado e pronto para transferência de propriedade.5. **Assessoria Jurídica**: Consulte um advogado especializado em direito imobiliário para revisar e preparar os contratos e garantir que todos os aspectos legais da transação estejam cobertos. Isso ajuda a proteger seus interesses e a evitar problemas futuros.6. **Registro da Venda**: Após o pagamento do valor financiado e a conclusão do pagamento do saldo restante, registre a venda do imóvel no cartório de registro de imóveis para formalizar a transferência de propriedade. Resumo: Para uma transação segura, redija um contrato detalhado que aborde o pagamento parcial e o saldo restante, obtenha garantias para o saldo, e consulte um advogado para revisar todos os documentos. Certifique-se de que a documentação do imóvel esteja em ordem e registre a venda formalmente.

há 1 ano

Não é aconselhável. Você pode passar a escritura de um imóvel que não recebeu o valor total e averbar essa dívida na matrícula, isso garantiria o recebimento ou a retomada do imóvel. PorÉm, a alienação ao banco inviabiliza esse procedimento pois o imóvel será dado em garantia da dívida bancária. Dessa forma, se deixar alienado ao banco sem receber a parte dos recursos próprios, você ficará só com o direito de receber, mas o imóvel será do banco ou do comprador. Se ele não te pagar, você fica sem o dinheiro e sem o imóvel, apenas com uma ação ganha na justiça!

Compartilhe esta Pergunta