há 1 ano
Grupo WhatsApp p/ Corretores
Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.
Corretor está me cobrando multa operacional sobre confecção de contrato, análise cadastral e emissão de laudo da vistoria da casa . essa multa está dentro da lei ?
Desisti de fechar contrato antes assinar ou pegar chaves e gora o corretor está me cobrando essas multas.. não foi me informado em momento algum que haveria multa caso eu desistisse .
Usuário Imóvel Guide perguntou:
há 1 ano
Corretor está me cobrando multa operacional sobre confecção de contrato, análise cadastral e emissão de laudo da vistoria da casa. essa multa está dentro da lei ?
Desisti de fechar contrato antes assinar ou pegar chaves e gora o corretor está me cobrando essas multas. . não foi me informado em momento algum que haveria multa caso eu desistisse.
Respostas (25)
No caso não seriam multas mas serviços prestados, procure saber melhor do corretor.
há 1 ano
Em caso de desistência antes da assinatura não há débitos ou multa, a cobrança não está amparada legalmente, todavia é uma discussão pelo trabalho realizado pelo corretor.
há 1 ano
Não.
há 1 ano
Mas se você não assinou o contrato, não tem do que ser cobrado.
há 1 ano
Se não assinou contrato, não pode cobrar multa.
há 1 ano
O contrato de locação mesmo se não assinado tem valor após a entrega das chaves. Se o que você narrou aqui é somente isso não tem multa. Caso você participou da vistoria etc a multa pode ser cobrada sim.
há 1 ano
Questione o mesmo se não estiver em contrato. Mas a vistoria geralmente se faz após a assinatura do contrato.
há 1 ano
Se não houve a assinatura de contrato, não há o que falar em multas. Consulte o PROCON de sua cidade ou advogado de sua confiança. Pode estar acontecendo a cobrança o indevida, o que a lei proíbe.
há 1 ano
É importante você verificar o que estabelece o contrato.
há 1 ano
"Para entender se uma multa relacionada à análise cadastral e emissão de laudo de vistoria de uma casa está dentro da lei", é importante considerar alguns aspectos legais e contextuais: 1. **Análise Cadastral e Vistoria** - **Análise Cadastral**: Envolve a verificação de dados e documentos relacionados ao imóvel. Pode incluir a análise de regularidade fiscal, registro de propriedade, e conformidade com normas municipais ou estaduais. - **Vistoria**: É uma inspeção física do imóvel para avaliar seu estado de conservação, possíveis irregularidades ou conformidade com regulamentações específicas.2. **Fundamentação Legal** - **Contrato de Locação ou Compra/Venda**: Verifique se o contrato assinado entre as partes menciona a obrigatoriedade dessas análises e vistorias, e se estipula multas ou penalidades em caso de não conformidade. As cláusulas contratuais são fundamentais para determinar a legalidade de qualquer cobrança. - **Legislação Certifique-se de que não há leis locais que regulem especificamente a necessidade de análise cadastral e vistorias, ou a imposição de multas. Em alguns municípios, pode haver exigências específicas para certos tipos de imóveis.3. **Justificativa da Multa** - **Base Contratual**: Se a multa está prevista no contrato e foi acordada entre as partes, é geralmente considerada válida, desde que não seja abusiva. - **Abusividade**: A multa não deve ser desproporcional ou injusta. Em casos de dúvida, é recomendável consultar o Código de Defesa do Consumidor ou um advogado para verificar se a multa está em conformidade com os direitos do consumidor.4. **Recursos e Defesa** - **Negociação**: Tentar resolver a situação amigavelmente com a outra parte. - **Ação Judicial**: Se a multa for considerada abusiva ou ilegal, é possível contestá-la judicialmente.5. **Consultoria Jurídica** - **Advogado Especializado**: Consultar um advogado especializado em direito imobiliário pode fornecer uma análise detalhada da situação específica e ajudar a determinar a melhor abordagem legal. Para dar uma resposta mais precisa, é necessário mais contexto, como a origem da multa (por exemplo, emitida por um órgão público, cláusula de contrato de aluguel, etc. ) e o motivo específico da penalidade. !
Compartilhe esta Pergunta