Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Atraso no pagamento de multa rescisória posso cobrar juros desse atraso?

saí do imóvel à 30 dias e não realizaram o pagamento da multa por quebra de contrato por parte do locatário , posso cobrar juros desse atraso ? qual valor deve ser cobrado ?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 2 anos

Atraso no pagamento de multa rescisória posso cobrar juros desse atraso?

Saí do imóvel à 30 dias e não realizaram o pagamento da multa por quebra de contrato por parte do locatário , posso cobrar juros desse atraso ? qual valor deve ser cobrado ?

Respostas (26)

há 2 anos

A possibilidade de cobrar juros e multa rescisória por atraso no pagamento deve estar estipulada no contrato de compra e venda ou no acordo estabelecido entre as partes. Aqui estão alguns pontos importantes a de Compra e Venda: Verifique o seu contrato para entender as condições estabelecidas para o pagamento e as penalidades em caso de atraso. Muitos contratos preveem a aplicação de juros e multa rescisória em caso de inadimplência. Legislação: A legislação brasileira permite a cobrança de juros e multa por atraso no pagamento, desde que os valores estejam de acordo com o que foi estipulado no contrato e que não sejam considerados abusivos. A taxa de juros e a forma de cálculo devem estar claramente especificadas no contrato. Taxas Legais: A taxa de juros moratórios em caso de inadimplência deve estar de acordo com o que é estabelecido pelo Código Civil ou por outras legislações específicas. Por exemplo, o Código Civil, em seu artigo 406,estabelece que os juros moratórios são de 1% ao mês. Multa Rescisória: A multa rescisória é uma penalidade estabelecida para compensar a parte prejudicada pelo descumprimento do contrato. A taxa da multa e as condições para sua aplicação devem estar definidas no contrato. Geralmente, ela é expressa como um percentual sobre o valor em atraso. ClÁusulas Abusivas: É importante lembrar que cláusulas que estabelecem juros ou multas considerados abusivos podem ser consideradas nulas ou reduzidas judicialmente. Portanto, é aconselhável que as taxas e multas sejam razoáveis e estejam de acordo com os padrões de mercado.

Compartilhe esta Pergunta