Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Imobiliária pode cobrar do locador a taxa de dimob?

cobrança de dimob .

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 2 anos

Imobiliária pode cobrar do locador a taxa de dimob?

Cobrança de dimob.

Respostas (5)

há 1 ano

Não, a imobiliária não pode cobrar do locador a taxa da DIMOB. A DIMOB (Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias) é uma obrigação legal das imobiliárias para prestar contas ao fisco sobre as operações imobiliárias.

há 1 ano

A pergunta ficou um pouco confusa Mas vamos lá se eu eu vou responder o que o que o que eu entendi, Em contrato de locação de imóveis é comum que a imobiliária cobre uma taxa de administração do locador, Também conhecido como taxa de intermediação. Essa taxa é o valor pago pelo proprietário do imóvel a imobiliária pelos serviços prestados na intermediação da locação. Geralmente essa taxa corresponde a um percentual do valor do aluguel mensal e pode variar de acordo com o contrato firmado entre as partes.

há 10 meses

Essa é uma dúvida bem comum e a resposta é clara: não, a imobiliária não pode cobrar do locador uma taxa de DIMOB. A DIMOB (Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias) é uma obrigação exclusiva da imobiliária perante a Receita Federal. Ela deve ser entregue anualmente pelas empresas que intermediam aluguéis ou vendas de imóveis, e não gera nenhum custo direto para o locador ou locatário. Inclusive, a própria Receita Federal já alertou que não existe uma taxa oficial de DIMOB. Se alguma imobiliária estiver cobrando esse valor à parte, isso pode ser considerado abusivo, já que a prestação dessa declaração faz parte dos serviços administrativos que a imobiliária já recebe para executar. Se você estiver sendo cobrado por isso, vale questionar formalmente e, se necessário, acionar o CRECI da sua região. Se precisar de ajuda entre em contato com BOOM IMOBILIÁRIA.

Compartilhe esta Pergunta