Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Como desmembrar um terreno deixado por herança?

Minha avó faleceu em 2007 deixou um terreno que tem uma inscrição de IPTU Três herdeiros dividiram o terreno meu pai quer desmembrar a parte dele porém encontra resistência pois a prefeitura diz q ele tem que pagar o valor da área total q é absurdo diante da aposentadoria dele. Os irmãos dele deram o terreno q era parte deles para os filhos q não tem interesse em pagar nem legalizar o deles meu pai se sente prejudicado. Gostaria muito de desmembrar e ter a inscrição de IPTU do terreno que se refere a parte dele.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 3 anos

Como desmembrar um terreno deixado por herança?

Minha avó faleceu em 2007 deixou um terreno que tem uma inscrição de IPTU Três herdeiros dividiram o terreno meu pai quer desmembrar a parte dele porém encontra resistência pois a prefeitura diz q ele tem que pagar o valor da área total q é absurdo diante da aposentadoria dele. Os irmãos dele deram o terreno q era parte deles para os filhos q não tem interesse em pagar nem legalizar o deles meu pai se sente prejudicado. Gostaria muito de desmembrar e ter a inscrição de IPTU do terreno que se refere a parte dele.

Respostas (6)

há 3 anos

O desmembramento deve ser averbado na matrícula do imóvel originário,resultando na abertura de tantas matrícula quantos forem os imóveis dele resultantes. Cabe lembrar que não admite-se o desmembramento que resulte em imóveis com áreas inferiores á 125 metro quadrados.

há 3 anos

Os Sobrinhos devem arcar com a parte deles sim!
Senão solicita aos irmãos do seu pai para faze-lo!
Horas se é para dividir por 3 pessoas ou familiares, os demais devem arcar com as despesas referente à parte deles!
Na verdade a Prefeitura não esta obrigando seu pai a pagar sozinho não!
Porém o que ela quer é receber da Area toda para depois desmembrar!

há 3 anos

O primeiro passo é fazer o inventrio do terreno e averbana o formal de partilha na matrícula do imóvel segundo é contratar um engenheiro para fazer o projeto do desmembramento terceiro e dar entrada no desmembramento na prefeitura e quando sair a certidão registrar no cartorio de registro de imóveis o desmembramento.

Compartilhe esta Pergunta