há 1 ano
Vender um imóvel financiado pode ser uma etapa importante na vida de um proprietário. Para garantir uma transação segura e eficiente, é essencial entender as regras e procedimentos envolvidos. Vou esclarecer alguns pontos para Venda: É possível vender um imóvel financiado a qualquer momento, mesmo que você ainda não tenha quitado o saldo devedor. No entanto, considere as seguintes de se há um período de carência estipulado no contrato de financiamento. Durante esse período, a venda do imóvel pode estar sujeita a restrições ou penalidades. Pagamento a possibilidade de quitar antecipadamente o financiamento antes de vender o imóvel. Verifique se existem custos adicionais associados a essa ação. Autorização do é necessário obter autorização prévia do banco ou instituição financeira que concedeu o financiamento antes de proceder com a venda. Minha Casa Minha Vida (MCMV): Se o imóvel foi financiado pelo programa Minha Casa Minha Vida, é permitido vendê-lo a qualquer momento, sem a necessidade de devolução do subsídio. Caso a venda ocorra nos primeiros 5 anos de vigência do contrato, o mutuário deve devolver a parte proporcional dos subsídios recebidos. Documentação facilitar a venda, reúna os seguintes autenticada do IPTU. Planta do imóvel. Certidão de ações reipersecutórias e alienações. Certidão negativa de ônus reais. Declaração de débitos condominiais (se aplicável).