Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Como funciona este financiamento?

estou para fazer a compra de um imóvel em minha cidade . o valor do imóvel é 230 mil , porém o corretor me disse que para fazer a vistoria ele vai colocar por 250 mil , sendo assim fazendo a simulação no valor de 250 mil , e uma entrada de 30 mil , mais 3 mil de imposto que o dono da casa não quer pagar do bolso dele , porém a caixa liberara para mim um financiamento de 200 mil ?já tentei entender isso , mas não entra na minha cabeça , se alguém poder me ajudar ?pois os valores das parcelas foi baseado no 250 mil , se alguém poder me ajudar ! ficarei imensamente grata !

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 2 anos

Como funciona este financiamento?

Estou para fazer a compra de um imóvel em minha cidade . o valor do imóvel é 230 mil , porém o corretor me disse que para fazer a vistoria ele vai colocar por 250 mil , sendo assim fazendo a simulação no valor de 250 mil , e uma entrada de 30 mil , mais 3 mil de imposto que o dono da casa não quer pagar do bolso dele , porém a caixa liberara para mim um financiamento de 200 mil ?já tentei entender isso , mas não entra na minha cabeça , se alguém poder me ajudar ?pois os valores das parcelas foi baseado no 250 mil , se alguém poder me ajudar ! ficarei imensamente grata !

Respostas (5)

há 2 anos

Essa situação, na verdade, nos parece o típico "jeitinho brasileiro". Pelo que você expões, chegaram a essa situação por um motivo. Para um imóvel com valor de venda de R$230.000,00,a CAIXA deve liberar 80% desse valor R$184.000,00. Os restantes R$46.000,00 você deve pagar com recursos próprios. Pelo que vc conta, você só deve ter disponível R$30.000,00. Nessa situação a conta não fecha. Entrando aqui o "jeitinho brasileiro". " a gente fala que o imóvel está sendo vendido por R$250.000,00 e a caixa libera 80% desse valor = que é R$200.000,00,e você paga os R$30.000,00,que totaliza o valor pedido pelo proprietário". Uma vez que a CAIXA não exige o comprovante desse pagamento. Segunda parte da situação - Ao emitir o contrato a CAIXA registra o valor de venda como R$250.000,00,sendo R$50.000,00 de entrada e o saldo R$200.000,00. Ai temos - O valor das parcelas é calculado sobre os R$200.000,00 pois é esse o valor que a CAIXA vai liberar para o proprietário, os R$250.000,00 só foi utilizado como base para determinar o valor do que poderia ser liberado. Pra você tudo bem. Para o proprietário essa "jogada" acarreta a obrigação de recolher um imposto de renda maior, pois efetivamente ele recebe R$230.000,00 e não R$250.000,00 como declarado no contrato. Assim ele terá uma despesa a maior de R$3.000,00 (como você mencionou) Esses R$20.000,00 que ele efetivamente não recebeu acrescenta R$3.000,00 no imposto que ele vai recolher. Dai ele não concordar em pagar esse valor. Assim, se você quiser continuar com o negócio você vai ter que arcar com o reembolso desse valor. Note bem essa explicação não implica, em recomendação de prosseguimento do negócio, vez que ele pode ser denunciado e tipificado como fraude.

há 2 anos

Bom dia, vamos ver se entendi, se o banco liberou para você 200.000,o restante você deve pagar antes de entrar no imóvel, se ele colocar no contrato o valor de 250 mil, ele tem que especificar os valores, porque se ele colocar o valor de 250 mil, você terá que dar 50 mil e o restante vai para o financiamento. Solicite a minuta do contrato para você ter, antes de assinar qualquer coisa, caso tenha dúvida, leva para um advogado, para ele verificar se esta tudo correto.

há 2 anos

Geralmente este tipo de avaliação é para auxiliar o cliente quanto ao valor da entrada ou seja no caso para que o cliente na maioria das vezes não precise aportar nenhum valor de entrada, onde o banco acaba liberando o valor total do imóvel; e cabe ao comprador arcar com os impostos que incidem sobre o valor repassado para o banco.

há 2 anos

Se o valor do imóvel é R$ 230,000 o valor da entrada para ser financiado é de 20% ou seja R$ 46.000,00. Não tem que colocar nenhum valor acima para a vistoria. Isso não existe! Ele tem o direito de cobrar um valor pela vistoria, mas não aumentar o valor do imóvel!!!

Compartilhe esta Pergunta