portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

3

Prezado, o senhor deve procurar um advogado especializado em direito de familia, o qual terá capacidade técnica para responde-lo.

há 2 anos

72

Dr. César Henrique Policastro Chassereaux Oab/sp 346.909

imóvel guide usuário

Claudia Alves Tavares

Perguntador

há 2 anos

O que preciso gastar para passar a casa para meu nome?

Construí minha casa, 180m quadrados, em cima da casa de meus pais e tenho mais 2 irmãs. Ele faleceu e minha mãe está fazendo o inventário, a advogada dela disse que para passar para meu nome ficaria mais caro e ela vai passar para o nome das 3 filhas. Cada casa paga o IPTU e está tudo em dia. Há uns 2 anos atrás dei entrada na prefeitura para fazer o desmembramento só que não terminei. Quero saber se minha mãe pode passar a casa direto para meu nome e quais os tributos teria que pagar e em que valor ficaria. Aguardo!!!

Respostas (3)

Corretor de imóveis

Dr. César Henrique Policastro Chassereaux Oab/sp 346.909

Medalha de bronze

Advogado(a)

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 105

há 2 anos

Prezado, o senhor deve procurar um advogado especializado em direito de familia, o qual terá capacidade técnica para responde-lo.

Corretor de imóveis sem foto

Rafaela França Dos Santos

Advogado(a)

Respostas: 2

há 2 anos

Boa tarde! Se a casa estava no nome do seu pai falecido, o ideal seria esperar a conclusão do processo de inventário, e após concluso, provavelmente você e cada irmão terá a fração ideal do imóvel, sendo assim, sugiro que dê continuidade com o processo de desmembramento e posteriormente com a abertura de matrícula autônoma, seja instituído um direito de laje.

Corretor de imóveis

Davi Jacyntho Barbosa

Advogado(a)

Respostas: 25

há 1 ano

A sua casa virou herança para você e suas irmãs, pois foi construída no terreno de seu pai, e no terreno se incorporou. Dependendo do valor de cada quinhão, no final das contas poderá ser que você consiga ficar com a casa exclusivamente para você, no entanto, se o valor de sua casa ficar maior do que os quinhões de suas irmãs você pode reembolsar a diferença para elas e regularizar o imóvel em seu nome, mas com certeza sua advogada deve saber melhor o que fazer pois acompanha seu caso de perto.

Faça uma nova pergunta: