Para Que Serve uma Avaliação Imobiliária?

Publicado em

Para Que Serve uma Avaliação Imobiliária?

A avaliação de imóveis é uma prática comum e imprescindivel no mercado imobiliário. Para que seja feita de forma correta e precisa, é recomendável contratar um profissional especializado na área para elaborar o LPAM - Laudo Pericial de Avaliação Mercadologica ou o PTAM - Parecer Tecnico de Avaliação Mercadologica. Ambos tem a mesma função, porem de diferentes aplicabilidades. O primeiro, é utilizado em casos judiciais a pedido do Magistrado; já o segundo, é para casos extra-judiciais.

 A avaliação deve ser feita por profissionais especializados, como Corretores de Imoveis, Engenheiros ou Arquitetos com registro ativo no CNAI – Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliarios. O profissional quando atuando como Assistente Técnico do Juiz, por solicitação do Advogado de uma das partes, poderá apresentar um Laudo Contestatório, se houver fundamentos para tal, após análise nos autos do processo. Este documento tem a chancela do COFECI – Conselho Federal dos Corretores de Imoveis e lhe é afixado o Selo Certificador valido em todo o territorio nacional. Vale destacar, que os Investidores internacionais que desejam adquirir propriedades no Brasil solicitam este documento e terá a cópia revalidada no idioma do solicitante.

Este documento é uma avaliação técnica que leva em conta diversos fatores como a localização, metragem, acabamentos, a infraestrutura da regiao, o estado de conservação do imóvel, dentre outros. O objetivo é determinar o valor justo de mercado do imóvel, levando em consideração as características específicas do mesmo e as condições do mercado imobiliário. Atualmente utiliza-se o Método Comparativo Direto de Dados de Mercado e aplicadas as técnicas de inferência estatística com regressão linear, que utiliza imoveis referenciais para chegar a um valor justo e realista.

É importante ressaltar que a avaliação é importante para garantir uma transação justa e segura essencial para a tomada de decisões, seja para litigio em bancos, partilha de bens, inventario, testamento, recadastramento de IPTU, desapropriacoes, hipotecas, financiamentos, carta de consorcio, balanço patrimonial de empresas, ações dominiais demarcatória, usucapiao, reintegração de posse, dissolução de sociedade, garantia para credores, renovatoria de aluguel, venda, doação, permuta, etc.

Com a avaliação em mãos, é possível tomar decisões mais assertivas e justas em relação ao valor do imóvel.

Faça um comentário

0 Comentários

Este artigo ainda não possui nenhum comentário!

Colunista

Mariene Bispo

Cote seu Imóvel

Preencha abaixo os dados do imóvel que você procura e receba cotações dos corretores e imobiliárias especializados na região.

CPF Inválido!

Mensagem enviada com sucesso!
25919 mariene-bispo