Cliente: Comunicação Não Verbal. o Corpo Fala

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Cliente: Comunicação Não Verbal. o Corpo Fala

Você consegue ler o seu cliente sem que ele diga nada?

A comunicação não verbal é algo muito importante a se observar. Como o próprio nome já nos informa, essa comunicação acontece sem que haja a necessidade de se expressar por palavras ou escrita. 

Observando o comportamento expressos pelo corpo, como olhar, gesto, postura, inquietação, posição de braços e pernas, bem como de forma mais discreta como, estilo de roupa, calçados, ou acessórios é possível identificar como o seu cliente está reagindo ao seu atendimento, se ele está confortável ou não e se você está sendo assertivo na sua abordagem.

É de extrema importância que tenhamos o controle de nossas expressões faciais, entonação vocal e postura, para que a mensagem a ser transmitida seja tão importante quanto a palavra dita.

A comunicação não verbal precisa ser priorizada sempre, parecer amigável e estampar um sorriso no rosto, sem exageros, ajuda a não deixar o cliente intimidado. 

Ao conversar com seu cliente é muito importante que sempre olhe em seus olhos enquanto ele fala, pois desta forma você demonstra que tem interesse ao que ele diz e que está aberto as suas necessidades e em como resolver o seu problema, mantendo o diálogo aberto e amistoso.

Quando a comunicação falada vem acompanhada de gestos é muito importante estar atento aos detalhes, por exemplo: as palmas das mãos revelam as intenções tanto do cliente quanto a sua. As palmas das mãos para cima significa que há disposição para ouvir ou negociar, enquanto para baixo, que você está falando algo sério e pontual.

A comunicação não verbal pode invalidar todas as palavras reais que você disse. Passar uma informação que você não tem plena segurança

O princípio sempre é ser um bom observador. Olhe sempre para o seu cliente e você conseguirá identificar se ele está confortável ou desconfortável com o andamento do atendimento até aquele momento.

Em um próximo artigo, irei abordar de forma mais detalhada sobre pontos que devem ser dados maior importância quando se fala em comunicação não verbal.

Por hoje fico por aqui e logo logo trarei estas informações tão importantes para um atendimento de excelência aos nossos clientes e também aos nossos parceiros.

Até logo

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Lúcia Patriota

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