Dicas Consórcio Contemplado

Publicado em

Dicas Consórcio Contemplado

Os consórcios têm durações que ficam na faixa  que chamamos de médio prazo, sendo comum os participantes terem que pagar muitas parcelas até quitar todas as parcelas conforme o contrato.

Podendo ocorrer em que a pessoa receba a notícia da carta contemplada, mas não estar em dia com os pagamentos mensais, sendo assim correndo o risco de não conseguir utilizar o dinheiro.

Também vale lembrar que existe uma análise de crédito, antes da liberação do uso do recurso, nesta medida é necessária para garantir que o participante honrará com o compromisso para as próximas parcelas.

O consórcio é uma poupança coletiva, as contemplações dos demais membros do grupo dependem também do pagamento em dia de quem já recebeu a carta de crédito.

Estando apto a receber a carta contemplada, é hora de começar a pensar no imóvel que pode ser comprado , como geralmente se passou já um certo tempo entre a adesão ao plano de consórcio e o sorteio ou o lance em assembleia pode acontecer do bem estar bem mais valorizado no mercado.

Como exemplo, é comum a pessoa se tornar consorciada com o objetivo de adquirir determinado imóvel, contudo, até a data da contemplação, é possível que a valorização do imóvel e também da região que pretende comprar esteja muito mais além da carta que foi contemplada.

Existe a possibilidade de mudar de ideia, se o valor do bem permitir, por exemplo, se antes a pessoa queria comprar um apartamento, mas depois se decidiu por uma casa, a troca pode ser feita desde que os valores sejam compatíveis, em alguns casos, se faltar uma quantia, o consorciado tem a opção de pagar a diferença com recurso próprio por fora.

Na compra de um imóvel, existe algumas despesas para se efetivar a negociação há tributos e eventuais taxas.

No fim das contas, tais custos podem representar um valor significativo em relação ao preço total do bem. Por esse motivo, é importante pesquisar com antecedência quais serão as despesas com a aquisição.

Não se esqueça de que 10% do valor da carta contemplada poderão ser usados com esse tipo de gasto. Logo, por vezes é conveniente escolher um bem com um valor abaixo do inicialmente esperado, para, com isso, sobrar uma quantia para o pagamento das despesas com a compra.

Quem tem a carta contemplada não recebe o dinheiro em mãos, quem recebe a carta passa a  ter um crédito, equivalente a um pagamento à vista, o qual deve ser usado na aquisição do bem desejado, dessa forma é a administradora do consórcio que vai quitar o imóvel escolhido.

O consorciado contemplado tem que decidir onde vai comprar o bem, é indispensável que ele opte por empresas de confiança, sejam construtoras , imobiliárias ou proprietário, conforme cada caso, para que não tenha problemas futuros, como um pós-venda.

A carta contemplada significa a possibilidade de compra à vista, o consorciado pode negociar eventuais benefícios como um desconto no preço final. 

O consorciado escolhe o bem, e a administradora realiza o pagamento, entretanto, para que a transação seja de fato concretizada, é necessário que sejam cumpridos todos os trâmites.

O imóvel deve estar regularizado perante os órgãos públicos , esse tipo de precaução é de grande importância, pois evita que o contemplado perca a moradia mais tarde, além disso, é preciso ter nota fiscal para comprovar a aquisição.

 

Faça um comentário

0 Comentários

Este artigo ainda não possui nenhum comentário!

Colunista

Lima

Demais artigos deste autor

Ver todos 10 artigos

Cote seu Imóvel

Preencha abaixo os dados do imóvel que você procura e receba cotações dos corretores e imobiliárias especializados na região.

CPF Inválido!

Mensagem enviada com sucesso!
1499 lima