ROBSON GEA

Robson Gea

83 Respostas

Agradecimentos: 496 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 14 (17%)

Participante desde: 06/2022

SOBRE O RESPONDEDOR:

Robson Gea é Administrador e Consultor Imobiliário com formação em 1 - administração e 2 -gestão de negócios imobiliários, está entre os TOP 1.100 corretores(as) possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 83 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2019 atuando principalmente no bairro São paulo - sp,

Qual diferença entre inventário e arrolamento?

O inventário pode ser mais demorado. Já o arrolamento por ser uma forma mais simples demora menos.

É mais rápido financiar direto com o Bradesco?

Depende muito, a análise da documentação e avaliação de crédito pode influenciar no tempo do processo.

Posso cancelar contrato com imobiliária?

Depende do que consta no contrato. Pode haver multas pelo cancelamento.

Posso vender um imóvel antes do inventário?

Sim pode ser vendido utilizando a cessão onerosa de direitos hereditários.

Online é possível fazer a portabilidade do financiamento?

Depende dos bancos que irão realizar a portabilidade, hoje com o uso constante da internet a maioria dos bancos tem um processo online habilitado.

Posso reajustar o aluguel acima do IGPM?

O reajuste de aluguel é baseado no índice que consta no contrato de locação. Costumeiramente é o IGPM.

Pode fazer 2 financiamento no mesmo nome?

Sim, desde que sua renda atinja o valor mínimo para pagar as prestações.

Como sei se imóvel tem escritura?

Pode solicitar ao proprietário a matrícula do imóvel. Outra possibilidade é solicitar no cartório de imóveis em que a região está cadastrada. Basta ter o endereço exato do local e se possível o número do IPTU.

O que faço para ingressar com a ação revisional de aluguel de casa?

O primeiro passo é tentar uma negociação amigável. Caso não cheguem em resultado satisfatório será necessário contratar um advogado para iniciar uma ação revisional. Neste caso haverá necessidade de uma avaliação dos aluguéis da região.

Valor para autenticar contrato de aluguel?

Temos duas forma de autenticar no cartório. Por semelhança que hoje março/2024 está 8, 37 e por valor econômico que está 12, 81. Outra opção é fazer a autenticação digital pelo GOV. BR que é gratuita.

Quem têm fies se entrar como participante do MCMV sem renda prejudicano fies?

Sim pode desde que o valor do fies já não comprometa a renda do participante.

Como conseguir averbar a matrícula de imóvel?

Verifique qual é o cartório em que o imóvel está registrado. Vá até o cartório com os documentos que precisa averbar e solicite a averbação. Caso necessite de mais documentos você será informado pelo cartorário.

Tenho que pagar 3 iptu ou apenas o espaço que fiz a primeira casa?

O IPTU é calculado pela área do terreno e pela construção que está nele. Sim terá que pagar por toda a construção.

Como a caixa aprova o financiamento?

Fazendo a avaliação financeira do comprador e a avaliação da documentação do imóvel e do proprietário.

Quanto tempo demora para registro de uma escritura?

Depende do cartório, pode variar de 7 até 30 dias. TambÉm pode demorar por falta de documentação estendendo assim o prazo.

Quantos dias o inquilino tem para sair do imóvel após o vencimento do contrato?

Dependo do que estiver estipulado no contrato. Costumeiramente a saída deve ser até o dia de vencimento do contrato.

O que quer dizer certidão negativa do imóvel?

Certidão de débitos do imóvel.

Qual o prazo que tenho pra sair do imóvel?

Se tiver contrato de locação, vale o prazo estipulado nele.

O que é preciso para mudar o nome no IPTU?

Verifique com a prefeitura de sua região. Normalmente através do site da prefeitura você consegue fazer a atualização.

17906 robson-gea