portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

5

Isento de iptu ok, mas de itbi não.

há 2 anos

47

Joao Henrique Pereira Terra De Andrade

imóvel guide usuário

Luciana

Perguntador

há 2 anos

Como saber se meu imóvel possui isenção de IPTU?

Questionei à Fazenda (portal 156SP), a respeito de desconto na Guia de Recolhimento de ITBI de um imóvel (casa tipo operária) que foi tramitado na Justiça com processo de ADJUDICAÇÃO COMPULSORIA e teve trânsito em julgado em 27.02. 2012. A Secretaria da FAZENDA respondeu-me, sobre ISENÇÃO DE ITBI, conforme abaixo (Item 1 e item 2): item 1) De acordo com a data do trânsito em julgado: 27/02/2012 (tanto o valor do processo de adjudicação quanto o valor venal de referência, não pode ultrapassar o valor limite de R$ 42. 624, 51. Na data do trânsito julgado (27. 02. 2012) o imóvel possuía o valor venal de referência de R$ 42. 036, 00 e o valor mencionado no processo de Adjudicação foi de R$ 40. 000, 00 item 2) primeira aquisição de imóvel, em nome de Francisca XXXXX e do esposo. E direcionou-me o link https://www. Prefeitura. Sp. Gov. Php?p=2517 em caso positivo, a Declaração de Isenção a ser apresentada no cartório de registro, encontra-se também no endereço eletrônico acima. Porém, em caso negativo a obtenção da Isenção, a contribuinte deverá emitir a guia de recolhimento, extraindo todas as informações constantes no processo de adjudicação. Quanto ao desconto de emolumentos, orientamos consultar o cartório de registro de imóveis. PERGUNTA: Posso interpretar que este imóvel enquadra-se, é elegível à isenção de ITBI pelos 2 motivos apontados pela Secretaria da Fazenda da Prefeitura de São Paulo?

Respostas (5)

Corretor de imóveis

Joao Henrique Pereira Terra De Andrade

Corretor de imóveis

Respostas: 196

há 2 anos

Isento de iptu ok, mas de itbi não.

Corretor de imóveis sem foto

Paulo Rodrigues De Moura

Corretor de imóveis

Respostas: 191

há 2 anos

Boa tarde! São coisas diferentes,o título começa com IPTU, sendo isento a prefeitura não emitirá a cobrança, já o outro imposto só quando há transferência da titularidade do imóvel, tributo também municipal.

Corretor de imóveis

Meu Apê Rj

Imobiliária

Respostas: 64

há 2 anos

Isenção de IPTU diferente de ITBI.

Corretor de imóveis

Herbert Muniz

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 249

há 2 anos

Procurar a prefeitura e fazer a pesquisa.

Corretor de imóveis

Itamar Antonelli

Corretor de imóveis

Respostas: 419

há 1 ano

Vai depender de cada prefeitura.

Faça uma nova pergunta: