portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

3

Para escritura de imóvel, necessário certidões, imposto de transmissão e escritura. Só para um imóvel de R$ 100.000,00 depende da tabela da corregedoria com os valores. Isso para o Rio de Janeiro.

há 2 anos

68

Tania Maria Braga Barros

imóvel guide usuário

Ismar

Perguntador

há 2 anos

Como funciona o processo de escritura e registro?

Estou comprando um imóvel no valor de 100, 000, 00. O dono já tem escritura pública, só vai transferir o imóvel para o meu nome. Fui ao cartório fazer o orçamento o e valor que estão cobrando tô achando um absurdo. 5. 000, 00 fora o ITBI. Código 2017 R$1. 864. 53CÓdigo 7009 R$2. 131. 04 Correspondente Registro e escritura. Nesses valores serão acrescidos de impostos. Será que estou sendo enganado?

Respostas (3)

Corretor de imóveis sem foto

Tania Maria Braga Barros

Advogado(a)

Respostas: 46

há 2 anos

Para escritura de imóvel, necessário certidões, imposto de transmissão e escritura. Só para um imóvel de R$ 100.000,00 depende da tabela da corregedoria com os valores. Isso para o Rio de Janeiro.

Corretor de imóveis sem foto

Marcia Aparecida Mendes

Advogado(a)

Respostas: 6

há 2 anos

O valor das custas do cartório segue uma tabela (disponível no site do cartório). Além das custas cartorárias, sim, deve-se recolher o imposto. Depois de lavrada a escritura e recolhido o imposto, a escritura ainda deve ser levada a registro no cartório de registro de imóveis.

Corretor de imóveis

Dilligence Consultoria E Regularização Imobiliária

Advogado(a)

Respostas: 149

há 11 meses

Nos próprios cartórios são afixada as tabelas de custas e emolumentos, também disponíveis no site do Tribunal de Justiça do seu Estado. Para escritura e registro, você também tem que considerar as despesas com o ITBI, que é o imposto pago à Prefeitura.

Faça uma nova pergunta: